quarta-feira, 23 de março de 2011

Introdução sobre como funciona o lobo-guará

­O lobo-guará é o maior canídeo (animal da família dos cães e dos lobos) da América do Sul, pode ter até 1m de altura e pesar entre 20 e 30kg. Este animal é altivo, esguio e extremamente elegante. Apesar da aparência agressiva, que dá medo, ele tem mandíbulas fracas e não caça presas grandes. O lobo-guará é de uma rara beleza sendo considerado um dos mais belos mamíferos do cerrado brasileiro. Embora não seja uma espécie exclusivamente brasileira é no Brasil que o lobo-guará tem a maior parte de sua população e a maior área de ocorrência.

A espécie está classificada pela União Internacional para a Natureza como “quase ameaçada” e como “vulnerável” na lista do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis/Ministério do Meio Ambiente (Ibama/MMA).

Vamos descobrir neste artigo porque o maior lobo da América do Sul está quase ameaçado de extinção. Você vai ver que ele não é tão mau quanto pintam na história e não foi ele quem comeu a vovó da Chapeuzinho Vermelho.


Características gerais






Lobo Guará
Moacir SilvaLobo-guará no Jardim Zoológico
do Rio de Janeiro
.
As patas do lobo-guará são longas e finas, seus pêlos longos são laranja-avermelhados e suas orelhas são grandes. Possui pêlos negros no dorso, no focinho e na metade inferior das patas. Tem branco na garganta, nas orelhas e na ponta da cauda. Seu corpo tem até 1,30 m de comprimento e sua cauda relativamente curta para um canídeo, mede até 40 cm.




Maturidade -  1 ano

Período reprodutivo -
abril-Junho

Gestação -
cerca de 65 dias

Nº de filhotes - de 1 a 5, sendo  2 o número médio.



Ficha Técnica

Ordem: Carnivora

Família - Canidae

Nome científico -  Chrysocyon brachyurus (Illiger, 1815)

Nomes comuns - Lobo-guará, lobo-de-crina, lobo-vermelho, aguará, aguaraçu, jaguaperi.

Nome em inglês - Maned wolf

Habitat - Cerrado, savana, pampas, pântanos  e áreas semelhantes (paisagem campestre)

Distribuição - América do Sul (Argentina, Bolívia,  Brasil, Paraguai, Peru  e Uruguai)

Longevidade -
cerca de 15 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário