sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Prefeitura de Colombo incentiva reciclagem do óleo de cozinha


Com o Programa Óleo Ecológico, foram arrecadados mais de 13 mil litros do produto


O óleo de cozinha, se descartado de forma incorreta, como em aterros sanitários, pias e ralos, pode oferecer sérios riscos ao meio ambiente. Foi pensando nisso, que a Prefeitura de Colombo criou em 2009 o programa Óleo Ecológico.
Implantado em 2009, o programa obtém resultados positivos. Segundo o responsável pela ação, secretário de Meio Ambiente, Gilson Luis da Silva, mais de 13 mil litros de óleo já foram coletados e destinados para empresas responsáveis pela reciclagem do produto. “Este é mais um importante trabalho desenvolvido pela nossa equipe, visando conscientizar as pessoas da importância de preservarmos o meio em que vivemos. Neste, como em outros projetos, procuramos envolver também nossas crianças, que são multiplicadores de informações, promovendo as ações dentro das Escolas e CMEI’s do município”, disse.
O óleo usado deve ser separado e entregue em uma das Escolas ou CMEI´s cadastrados. “O produto é colocado dentro da embalagem de armazenamento instalada dentro da instituição de ensino, ficando sob responsabilidade da mesma, o cuidado e manutenção dos resíduos”, destacou o Secretário.
Hoje, a Prefeitura conta com a parceria da Ambiental Santos, que é pioneira no Paraná e atua desde 1997, na coleta e reciclagem de óleos e gorduras vegetais descartados. Na usina de reciclagem, o material coletado é transformado em matéria prima para a fabricação de fertilizantes, desmoldantes, lubrificantes e produtos da indústria química em geral. Como bonificação, as Escolas e CMEI’s participantes do programa, recebem da empresa, sabão em pasta e detergente líquido.
“Essas iniciativas são de extrema importância, pois somam esforços no trabalho de melhorar a relação entre nós, seres humanos, cidade e meio ambiente. Estamos no caminho correto, oferecendo ferramentas para que nossa população colabore e faça a sua parte”, finalizou o prefeito J. Camargo.

Serviço
Para saber quais as Escolas e CMEI´s participantes do programa, entrar em contato com os profissionais de Educação Ambiental da Prefeitura pelo telefone 3656-2617.

Foto: Óleo ecológico.jpeg
Descartar corretamente o óleo de cozinha contribui na preservação do meio ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário