segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Pinhais realizou com sucesso a Caminhada Internacional da Natureza

O circuito aconteceu em Pinhais na região da tradicional Estrada Ecológica, um roteiro que traz as belezas naturais e destaca o potencial turístico do município

http://www.pinhais.pr.gov.br/dbimages/7452.img
Num percurso de 10 quilômetros de subidas e descidas cercado de verde e ao som dos pássaros que povoam a região, mais de 200 pessoas participaram na manhã deste domingo (25) da 6ª etapa da Caminha Internacional da Natureza. O circuito aconteceu em Pinhais na região da tradicional Estrada Ecológica, um roteiro que traz as belezas naturais e destaca o potencial turístico do município.
Apesar do frio e da garoa, a caminha em Pinhais atraiu muita gente de outras cidades. Elena Goess que mora no centro de Curitiba participou do circuito. Ela chegou com um grupo de pessoas que vieram de ônibus cedido pelo Sesc. "É realmente muito bom participar destas atividades, pois além de cuidar bem da saúde, posso admirar a natureza e fazer novas amizades", disse.
Ao final da caminhada o participante recebeu a Caderneta Internacional do IVV, com o carimbo do circuito de Pinhais (Circuito Estrada Ecológica), comprovando sua participação. O prefeito Luizão Goulart, que esteve no inicio da caminhada disse que o evento ajuda a enaltecer ainda mais o que Pinhais oferece de bom no que diz respeito ao turismo. "Temos um potencial enorme e, precisamos explorar. Esta oportunidade é excelente, o pessoal aqui se empenhou bastante para organizar um roteiro muito atraente e estão de parabéns", concluiu.

CLIQUE PARA VER AS FOTOS DA CAMINHADA

A Caminhada da Natureza
A Caminhada Internacional da Natureza é de característica não-competitiva e tem sua origem na Europa como objetivo de movimentar a economia, valorizando o patrimônio e a comunidade local, assim como os atrativos turísticos dos municípios.
O evento é coordenado pela Anda Brasil, com o apoio da Federação Internacional de Esportes Populares (IVV), juntamente com a Confederação Brasileira de Esportes Não Competitivos, e segue normas internacionais. A IVV tem mais de 7.000 circuitos de caminhadas distribuídos em 42 países. Em Pinhais, quem organizou o roteiro e os postos de parada foi o Departamento de Turismo, que contou com o apoio da Secretaria de Saúde e do Departamento de Meio Ambiente.
No Brasil é um projeto existente desde 2007, com caminhadas desde 2008. Mais de 400 circuitos em todo o Brasil e 52 no estado do Paraná.
Próximos circuitos:
- Lapa - Circuito Colônia da Lapa - 09/10/11
- Cândido de Abreu - Circuito Tereza Cristina - 09/10/11
- Cerro Azul - Caminhada do Ribeira - 16/10/11
- Ibaiti - Circuito Amorinha - 16/10/11
- Apucarana - Caminhada da Lua - 22/10/11
- Missal - Circuito Conhecendo os Caminhos do Campo - 23/10/11
- Nova Tebas - Circuito Casa de Pedras 23/10/11
- Bituruna - Circuito Rota do Vinho - 06/11/11
- Paiçandu - Circuito Serra da Água Boa - 06/11/11
- Tijucas do Sul - Circuito Tijucas do Sul - 12/11/11
- Matelândia - Circuito Matelândia - 15/11/11
- Piraquara - Circuito Nascentes do Rio Iguaçu - 20/11/11
- Faxinal - Circuito da Rota Cachoeira da Fonte - 04/12/11
- Fazenda Rio Grande - Circuito Samambaia-Passo Amarelo - 04/12/11
- Quatro Barras - Caminhada dos Jesuítas - 11/12/11
- Rosário do Ivaí - Circuito Uva Niágara - 18/12/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário