quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Candói sedia Seminário sobre Desenvolvimento Sustentável

A cidade de Candói, na região Centro-Sul do Paraná, vai sediar o 1º Seminário do Sistema Sema sobre Desenvolvimento Sustentável. Especialistas, técnicos e gestores ambientais de todos os municípios da região estarão reunidos na quinta-feira (29), no Centro do Idoso da cidade, para discutir políticas públicas que atendam as necessidades da população, tanto na área urbana como rural.

O evento, organizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), em parceria com a Associação de Municípios do Médio Centro Oeste do Paraná (Cantuquiriguaçu), propõe uma reflexão democrática sobre a dinâmica ambiental do Estado. “É uma oportunidade de ouvirmos propostas e contribuições da sociedade que gerem transformações positivas no meio ambiente”, afirma o secretário de Meio Ambiente do Paraná, Jonel Iurk.

Segundo ele, a iniciativa é uma maneira de o Estado ampliar a interlocução com a sociedade com vistas ao enfrentamento dos principais problemas ambientais do Paraná. “Buscamos soluções que assegurem um modelo de desenvolvimento amparado na prática da sustentabilidade. A parceria do Estado com os gestores públicos municipais e sociedade civil organizada é fundamental nesse processo de modernização da administração ambiental pública”, destaca Iurk.

Durante o seminário serão apresentados o Sistema de Licenciamento Ambiental do Estado, a licitação do Plano de Regionalização de Resíduos Sólidos (PRRS) e esclarecimentos sobre o questionário preliminar de informações sobre resíduos. Outros assuntos em pauta são o Gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH) e o Zoneamento Econômico Ecológico (ZEE), projetos em andamento que também fazem parte do plano de gestão do governo Beto Richa. Também estão previstos debates e

O seminário conta com a participação do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Instituto das Águas do Paraná (ÁguasParaná), Instituto de Terras,Cartografia e Geociências (ITCG), Polícia Ambiental e prefeituras da região.

QUESTIONÁRIO – Durante o seminário será aplicado um questionário para que os gestores ambientais avaliem a situação dos resíduos sólidos dos 21 municípios da região Médio-Norte. O trabalho, desenvolvido pela Coordenadoria Estadual de Recursos Hídricos, Atmosféricos e Saneamento Básico (CRHSB), faz parte de um levantamento preliminar que a Secretaria do Meio Ambiente está realizando nos 399 municípios paranaenses.

“Estamos reunindo informações preliminares por meio do questionário e, posteriormente, teremos informações detalhadas, com o Plano de Regionalização, sobre a realidade do lixo no Estado”, afirma o coordenador do CRHSB, Eduardo Gobbi. “O Paraná não possui um banco de dados confiável sobre a realidade dos resíduos e esse trabalho é fundamental para identificar os problemas ambientais e desenvolver políticas públicas para que o estado, municípios, sociedade e empreendedores, juntos, trabalhem para recuperar e preservar os recursos naturais.” Gobbi explica que o Estado pretende se adequar à lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), aprovada após mais de 20 anos de tramitação no Congresso Nacional.

SERVIÇO: 1º Seminário Sema sobre Desenvolvimento Sustentável

Data: 29/09/2011 (quinta-feira)

Horário: das 13h30 às 18 horas

Local: Centro de Idoso – Rua Padre Ponciano Mendes Araújo, nº 164 – bairro Maraujo – Candói

Nenhum comentário:

Postar um comentário