segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Plano da Bacia do Rio São Valério visa amenizar os efeitos da estiagem

 
 


Visando amenizar as dificuldades sofridas pelo município de São Valério da Natividade, geradas pela estiagem, a Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Semades, realizou a entrega do Plano da Bacia do Rio São Valério. O evento aconteceu na sexta-feira, 23, no Centro Cultural Educacional Remigio Cassoli, com a presença de moradores, produtores rurais e representantes da administração pública.No período de um ano de trabalho, técnicos consultores fizeram um levantamento sobre a quantidade e a qualidade da água produzida no rio e em seus afluentes, relacionando os resultados com as demandas requeridas pelos diversos usuários. Foi possível identificar que a principal destinação da água é feita para o abastecimento humano. Mas também há alguns usos destinados para a pecuária, irrigação e até atividades de lazer, mas em menor escala devido ao caráter de quase intermitência do Rio.
De acordo com o engenheiro Luis Gustavo, consultor responsável pela elaboração do Plano, esse problema de quase intermitência do rio acaba influenciando toda atividade que pode ser realizada a partir das águas do São Valério. É o caso da captação de água para o abastecimento humano que no período da chuva é feita no Córrego Montes Claros, um afluente do rio, e no período da estiagem é feito por meio de três poços artesianos.
Situação semelhante ocorre com as atividades produtivas. “Para a pecuária, os produtores fazem barramentos para manter o gado vivo”, citou Gustavo, enfatizando que houve anos em que a estiagem foi tão forte que moradores e chacareiros recorreram ao uso de caminhão pipa, pagos pelo Governo do Estado, para que, pelo menos, o uso básico da água fosse garantido. Ainda assim, em 2010, a Defesa Civil decretou estado de alerta e recomendou o racionamento de água no município.
Cenário promissor
Segundo o superintendente de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da Semades, Aldo Azevedo, a aplicação do Plano da Bacia do Rio São Valério pode modificar todo esse cenário, já que está prevista a construção de dois grandes reservatórios que podem regularizar a vazão do rio e proporcionar água durante todo o ano.
Azevedo explica que os dois reservatórios juntos gerariam uma vazão de mais de 2.000 L/s, muito superior a atual demanda para abastecimento humano no município, que é de 11,06 L/s. “Isso abre espaço para outras atividades produtivas como a agricultura irrigada e até para a geração de energia”, ressaltou.
Mais projetos
Além da previsão dos dois reservatórios, foram entregues mais quatro projetos para impulsionar o desenvolvimento da cidade a partir de um melhor uso do Rio São Valério. São eles: sistema de esgoto sanitário, monitoramento quali-quantitativo da bacia do Rio São Valério e seus afluentes, campanha para o uso consciente da água e um projeto de regularização dos usos da água para emissão de outorga.
O secretário de Administração do município, Efésio Ribeiro, esteve no evento representando o poder público, e considerou a entrega do Plano e dos projetos um marco para a cidade. “Estamos satisfeitos porque temos uma opção de contornar a estiagem e o Plano nos mostrou isso. Agora vamos buscar recursos para executar os projetos entregues e garantir o desenvolvimento da nossa cidade”, finalizou.
A execução dos cinco projetos tem custo global em torno de R$ 31,8 milhões. Para Azevedo, emendas parlamentares e programas do Governo Federal são fontes potenciais para aquisição dos recursos necessários para a implementação do Plano. “70% do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) é para saneamento básico. É hora da prefeitura se organizar para tentar emplacar esses projetos”, frisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário