quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Com foco no meio ambiente, Arena Pantanal tem 'Copa Verde' como lema

Por GLOBO ESPORTE.COM Cuiabá, MT
Arena Pantanal Paisagismo   (Foto: Divulgação/Agecopa) 
Operário da Arena Pantanal recebe muda para levar
e plantar em sua casa (Foto: Divulgação/Agecopa)
 
A preocupação com o meio ambiente é um dos fatores que reforçam o conceito de sustentabilidade da moderna Arena Pantanal, em Cuiabá (MT), que está sendo construída para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014.

O projeto conta com ampla área arborizada e valorização de espécies regionais, como aroeiras, jatobás e os ipês. Contempla também o plantio de 2.366 arvoredos e milhares de ervas de cobertura. Serão em torno 3.200 árvores, das quais 2.080 serão plantadas para recuperação ambiental, compreendendo uma área de 21 mil metros quadrados.

Copa Verde
Além das árvores na Arena Pantanal, a Agecopa também investe no Programa Copa Verde para a compensação e neutralização de gases poluentes emitidos na construção no novo estádio. Nos próximos três anos serão repassados R$ 3,5 milhões para o projeto, dos quais R$ 710 mil serão destinados em forma de pagamentos por serviços ambientais aos ribeirinhos dos municípios ao longo das margens dos rios Cuiabá, Paraguai e São Lourenço, que são formadores do Pantanal.
Em parceria com o Instituto Ação Verde, serão recuperados cerca de mil hectares de áreas de preservação permanentes (APPs) com o plantio de 1,4 milhão de árvores. Já foram plantadas 50 mil mudas, de 62 diferentes espécies em 88 propriedades. Em média, cada árvore plantada sequestra 138 quilos de carbono durante o período de 30 anos. Estima-se que a obra do novo Verdão emitirá 711 mil toneladas de carbono equivalente.
Nesta quarta-feira, Dia da Árvore, foram distribuídas mudas para os trabalhadores da Arena Pantanal plantarem em suas casas, iniciativa que integra o Plano de Educação Ambiental do Consórcio Santa Bárbara/Mendes Júnior, responsável pela execução das obras. As pessoas envolvidas na construção do estádio recebem também orientação sobre coleta seletiva e reciclagem, ampliando as noções de sustentabilidade.
- Todo esse trabalho de conscientização também é levado em conta para obtenção do atestado de construção verde e reforça nosso compromisso com a responsabilidade socioambiental. Em relação ao paisagismo, a previsão é iniciar o plantio de árvores no canteiro de obras até o fim deste ano - explicou o presidente da Agecopa, Eder Moraes.
A obra do novo estádio de Cuiabá inclui a construção de uma arena esportiva e um complexo de lazer. O empreendimento terá capacidade para 43.600 espectadores e foi concebido para receber, além dos jogos de futebol, diversos outros eventos como shows, concertos, congressos e feiras que devem garantir a sustentabilidade financeira da Arena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário