segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Márcio Macêdo quer Olimpíada Ambiental em todo o país



A inovadora e bem-sucedida iniciativa do Governo de Sergipe, através da Secretária de Estado Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), de realizar, anualmente, Olimpíadas Ambientais com a participação de estudantes de escolas públicas e privadas pode se tornar uma realidade em todo o Brasil. Isto porque o deputado federal Márcio Macêdo (PT) apresentou na última quinta-feira, 22, uma indicação ao Ministério da Educação (MEC) e ao Ministério do Meio Ambiente, sugerindo a instituição do projeto em todo o território nacional.
As Olimpíadas Ambientais, que implantamos em parceria com a Frente em Defesa das Águas de Sergipe, transformou-se no maior evento ambiental do Estado. Tem duração de cerca de dois meses e envolve toda a sociedade, com intensa cobertura dos meios de comunicação e grande euforia dos pais, alunos e professores, o que torna evidente que a educação ambiental é um poderoso instrumento de mudanças de atitudes e de hábitos, possibilitando a multiplicação de novos valores e comportamentos, afirmou o parlamentar.
Foi na gestão de Márcio Macêdo, enquanto secretário de Meio Ambiente, que as Olimpíadas Ambientais foram criadas. Em todas as edições, o evento foi coordenado pelo jornalista Osmário Santos. Em 2011, foi realizada a 5ª edição do evento. Nestes primeiros cincos, participaram do projeto 14.208 alunos, 333 professores e 713 instituições de ensino, com apresentação de mais de 10 mil trabalhos e contabilizadas centenas de milhares de acessos ao site do evento na Internet. Esta é uma iniciativa de sucesso, realmente digna de nota, cujo exemplo gostaria imensamente de ver multiplicado em todo o Brasil, reforça o deputado.
Em Sergipe, o evento se inicia, geralmente, em março, durante a programação do Dia Mundial da Água, e se encerra durante as comemorações da Semana do Meio Ambiente, em junho. Estudantes das redes pública e privada de ensino, desde o ensino infantil até o superior, participam das Olimpíadas Ambientais. O projeto envolve igualmente os professores e objetiva estimular novas ideias de caráter ambientalista, por meio de trabalhos de natureza científica ou artística.
Políticas públicas
Para Márcio Macêdo, os Governos têm a obrigação de adotar políticas públicas responsáveis no tratamento das questões ambientais e de conscientizar a sociedade sobre as consequências de suas opções. Na visão do parlamentar, o cidadão precisa estar consciente da importância das atitudes que adota e de sua participação no processo decisório do Governo.
Acreditamos que um padrão de consciência ambiental elevado também pode começar a ser implantado nos brasileiros. Tais padrões ambientais devem ser introduzidos nos mais diversos grupos sociais, mas principalmente nos jovens e nas crianças. Neles, os resultados são compensadores e eficientes, em especial por serem mais abertos e maleáveis para a formação de hábitos conscientes e responsáveis. Com as Olimpíadas Ambientais, conquistamos corações e mentes para a defesa deste tema, justifica.
Assessoria Parlamentar

Nenhum comentário:

Postar um comentário