quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Como tratar o lixo


     O curitibano tem grande contribuição a dar, quando se trata do esforço da Prefeitura para que os rios que cortam a cidade não sejam poluídos, desde que adote ou mantenha cuidados adequados na destinação do lixo. Antes de jogar fora aquilo que não usa mais, lembrar que lixo colocado em lugar errado traz uma série de problemas para a coletividade, como o entupimento de bocas de lobo e bueiros que trasbordam quando chovem. 

    A Prefeitura de Curitiba pode ser acionada – pelo 156 - para tirar dúvidas, fornecer informações, orientar ou recolher resíduos sólidos gerados nos domicílios e em estabelecimentos comerciais. Abaixo estão algumas dicas importantes da equipe técnica da Secretaria Municipal do Meio Ambiente sobre esse assunto.

Lembre-se: quando você cuida do lixo evita doenças, poluição, acidentes, e melhora a sua qualidade de vida e a de sua comunidade.   

    - Na troca de pneus, deixe os usados na loja ou na borracharia. Você pode também levar ao Ecoponto – Rua Semiramis de Macedo Seiller, 466, na Cidade Industrial, de 2ª a 6ª feira, das 8 às 12h e das 13 às 17h.

   - O óleo de fritura usado deve ser colocado em garrafas plásticas de 2 litros e entregue no dia da coleta do lixo tóxico domiciliar no terminal de ônibus mais próximo de sua casa ou nos Pontos do Programa Câmbio Verde. Mais informações no 156.

   - Restos de poda de árvores e de jardins: os galhos maiores devem ser separados para a coleta pública; o restante colocado num canto do jardim para se transformar em adubo. Use o 156 para solicitar a coleta. Esse lixo vegetal é enviado para uma empresa que vai transformá-lo em adubo ou energia para processos industriais.

   - Tijolos, concretos, argamassa e outros restos de materiais de construção, reformas ou demolições são coletados pela Prefeitura (pedidos pelo 156) até a quantidade de 5 carrinhos de mão. Se a quantidade de caliça for maior, caçamba de empresa especializada deve ser contratada para fazer a coleta.   

   - Quando móveis usados, fogões, geladeiras e outros eletrodomésticos estiverem sem condições de uso, ligue para o fone 156 para que sejam coletados. Se ainda estiverem em condições de uso, podem ser doados para a Fundação da Ação Social (FAS), também pelo 156.      


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário