quinta-feira, 14 de julho de 2011

WALMART E FORNECEDORES LANÇAM PRODUTOS MAIS SUSTENTÁVEIS


Em parceria com varejista, Ambev, Danone, Kimberly-Clark, Kraft Foods, L’oreal, Mars, Nat Cereais, Philips, Reckitt Benckiser, Santher, Sara Lee, SC Johnson e Whirlpool desenvolveram inovações em itens líderes de suas categorias
São Paulo, 13 de julho de 2011 – O consumidor brasileiro conta, a partir de hoje, com mais opções de produtos com menor impacto ambiental. São 13 itens líderes de categoria - desde alimentos e eletrônicos a itens de perfumaria e higiene e limpeza – fabricados por algumas das principais indústrias de consumo do País. O projeto “Sustentabilidade de Ponta a Ponta” é uma parceria do Walmart, idealizador do programa, com os fornecedores Ambev, Danone, Kimberly-Clark, Kraft Foods, L’oreal, Mars, Nat Cereais, Philips, Reckitt Benckiser, Santher, Sara Lee, SC Johnson e Whirlpool.
Pelo programa, os fornecedores escolheram um item líder de categoria para que fosse analisado tecnicamente todo o seu processo de produção. O Walmart, mais uma vez, deu o suporte técnico representado pelo CETEA (Centro de Tecnologia de Embalagens, ligado ao Instituto de Tecnologia de Alimentos, do governo de São Paulo), que durante 18 meses fez reuniões com as indústrias a fim de sugerir mudanças em qualquer fase da produção. O CETEA  avalizou os resultados apresentados do início ao fim da cadeia produtiva.  
"Optamos por focar produtos líderes de mercado por duas razões: o consumidor não precisa abrir mão do item de sua preferência e, ao mesmo tempo, acreditamos que podemos influenciar outros fornecedores a adotar ações semelhantes, gerando um efeito multiplicador em todo o mercado", afirma Marcos Samaha, presidente do Walmart Brasil.
Os produtos que integraram o projeto este ano são: Guaraná Antarctica PET dois litros, da Ambev; Danoninho morango 360g, da Danone; Papel Higiênico Neve Naturali, da Kimberly Clark; Balas Halls; da Kraft Foods; Elsève shampoos, condicionadores e cremes para pentear, da L’Oréal Brasil; Ração Whiskas lata, da Mars; TV LED 32’, da Phillips; Veja Perfumes Sensações, da Reckitt Benckiser; Toalha de papel Snob Eco, da Santher; Café Pilão Origem, Sara Lee; Pato Pastilha Adesiva, SC Johnson; Refrigerador Brastemp Inverse Viva, da Whirlpool; além da Aveia marca própria Sentir Bem, do Walmart (fabricado pela Nat Cereais de Lagoa Vermelha – RS). O Walmart ofereceu, ainda, a garantia de compra, maior visibilidade e exposição diferenciada desses itens no ponto de venda, além de divulgação destacada em material promocional específico para os clientes. 
Só em resíduos, os 13 produtos representam redução de mais de 250 toneladas por ano, considerando a estimativa de venda em um ano no Walmart. Pelo mesmo critério, a redução do uso de água chega a dois milhões de litros e, de energia, mais de 19 milhões de Kwh. Além disso, em relação às emissões de gases de efeito estufa, houve redução de 3.171ton CO2 equivalente, o que corresponde a uma economia de 17,3 milhões de km rodados.
Na primeira edição a empresa contou com 10 fornecedores e produtos que levaram às gôndolas a opção de uma compra consciente em prol do meio ambiente. Os itens participantes da primeira edição tiveram um crescimento médio de venda de 40%, após seu lançamento. Os resultados demonstram uma clara aceitação e escolha do consumidor pela preservação dos recursos naturais, sem ônus para o seu bolso. “Essa segunda edição do Projeto é uma demonstração de que modelo deu certo. O desafio agora é mostrar aos consumidores que essa é uma iniciativa consistente, com critérios técnicos bem estabelecidos e uma tendência para o consumo consciente”, completa Samaha.
ANÁLISE E RESULTADOS
As etapas do ciclo de vida do produto foram detalhadas para identificação das oportunidades de melhorias que levassem à redução de indicadores de consumo de recursos naturais, de energia, de emissões de GEE e de geração de resíduos sólidos, tanto industrial como no pós-consumo. Também foram identificadas ações de contribuição social e voltadas à educação ambiental.  Com base na estimativa de venda anual na rede Walmart Brasil dos 13 produtos desenvolvidos no Projeto Sustentabilidade de Ponta a Ponta, os ganhos totais foram:
    • Redução de emissões de gases de efeito estufa: 3.171ton CO2 equivalente (economia de 17,3 milhões de km rodados);
    • Mais espaço nos caminhões com as reduções de embalagem. Aumento entre 32% e 64% na capacidade das carretas;
    • Certificação de produtos e processos, engajamento em campanhas de interesse coletivo e outras iniciativas com foco social;
    • Redução no consumo de óleo diesel: 232.430 litros;
    • Redução no consumo de energia elétrica: 19.27 GWh (= 19.269.869 kWh) (economia de 8,03 milhões de lâmpadas de 100W);
    • Redução no consumo de água: 2.402.880 litros ou 2.402 m³;
    • Redução da massa de embalagem: 79.450 kg
    • Redução de resíduos (industrial ou agrícola, excluindo pós-consumo): 250.400kg.
PRODUTOS
Guaraná 
O projeto usou tecnologia para utilização do PET 100% reciclado pós-consumo com aprovação para contato com alimentos e bebidas,  implementou melhorias no processo produtivo e no transporte e reduziu massa de embalagem.
Destaque para os seguintes ganhos ambientais:
- Redução de 60,7 mil quilos de material de embalagem por ano.
-  Redução de 940 mil litros de água por ano
- Embalagem PET 100% reciclada pós consumo
- Assistência técnica aos agricultores de guaraná / garantia de preço e compra da safra.       

Danoninho
O projeto teve base nas melhorias no processo produtivo, com destaque para redução no consumo de energia, na redução da massa da embalagem e na geração de resíduos de embalagem no pós-consumo.
Destaque para os seguintes ganhos ambientais:
- Redução de 3280 KWh no consumo de energia
- Economia de 943kg de embalagem primária
- Redução de emissão de 635,5 kg de CO2 equivalente
- Redução de 184,5 l de combustível / ano.     

Neve Naturali
O projeto contou com a operacionalização de uma nova caldeira para queima de iodo gerado no processo, a redução das distâncias totais percorridas durante o transporte de aparas e a introdução de material reciclado no filme envoltório secundário do produto.
Destaque para os seguintes ganhos ambientais:
- Economia de 455 mil litros de água por ano
- Redução de 30.200 kg de resíduo sólido destinado a aterro sanitário
- Redução de 58,2 ton na emissão de CO2 equivalente    

Halls
O produto sofreu alterações em seu processo produtivo, aperfeiçoando o uso de recursos e reduzindo emissões e geração de resíduos sólidos, além da redução de materiais de embalagem.
Destaque para os seguintes ganhos ambientais:
- Economia de 1.947kg em embalagens em um ano
- Economia de 11.669kg de resíduos sólidos
- Redução na emissão de 6643 kg de CO2 equivalente
- Redução de 244 l de água / ano.      

Linha Elsève
Na linha de cabelos Elsève foram identificadas oportunidades de apoiar ações de fornecedores, reduzir o peso da embalagem do creme de pentear, reduzir o uso de água e energia na planta produtiva e divulgar conceitos ambientais na comunicação com o consumidor.
Destaque para os seguintes ganhos ambientais:
- Redução de 4483 m³ de gás / ano
- Redução de 49317 KWh / ano no consumo de energia
- Redução na emissão de 9675 kg de CO2 equivalente     

Whiskas
O produto teve melhor aproveitamento do material metálico da embalagem, redução do rótulo e de tinta de impressão. O aperfeiçoamento do processo produtivo e a otimização de rotas de entrega de matérias-primas permitiram a redução do consumo de recursos naturais, insumos e energia elétrica e redução da emissão de GEEs.
Destaque para os seguintes ganhos ambientais:
- Redução no consumo de 879 l de diesel / ano
- Redução de 384 kg / ano de resíduos (sucata de aço)
- Redução na emissão 2600 kg de CO2 equivalente

TV LCD Philips

O projeto teve como foco a eficiência energética, redução no consumo de papel, dimensionamento do aparelho/embalagem e transporte 100% marítimo.
Destaque para os seguintes ganhos ambientais:
- Redução de 5042 kg de embalagem / ano
- Economia de 35,5% de energia elétrica no uso
- Redução na emissão de 822 ton de CO2 equivalente (98% no uso)

Veja
O projeto teve como base redução de massa de embalagem, com destaque para o desenvolvimento de nova embalagem de PET de 2 litros e tecnologia para uso de embalagem 100% reciclada.
Destaque para os seguintes ganhos ambientais:
- Rótulos impressos com tinta à base de soja
- Redução de 1.805kg de embalagem / ano
- Redução na emissão de 451 kg de CO2 equivalente      

Snob Eco
Foi desenvolvido um novo produto com melhorias ambientais e sociais, com certificação FSC da toalha de papel, compactação do produto com mais folhas por rolo e otimização do transporte do produto.
Destaque para os seguintes ganhos ambientais:
- Redução de 1,06 ton / ano no consumo de adesivos e de 2,030 ton / ano de filme polietileno
- Economia de 6.640 kg de embalagens
- Redução na emissão 45 ton de CO2 equivalente 

Café Pilão Origem
O projeto teve como destaque a certificação do café em critérios sociais, ambientais e de qualidade, bem como a redução da massa da embalagem e do consumo de tinta de impressão.
Destaque para os seguintes ganhos ambientais:
- Caixas com Selo FSC e 100% recicladas
- Redução de 105,3 kg / ano de resíduos de embalagens
- 60% de café certificado com selo UTZ (comércio justo) Responsabilidade Social

Pato
O projeto destaca a implantação do processo produtivo em Manaus, bem como a redução da massa da embalagem e da emissão de CO2 equivalente devido à redução nas etapas de transporte, consumo de energia e resíduos de embalagem celulósica.
Destaque para os seguintes ganhos ambientais:
- Redução de 639 kg de embalagens / ano
- 63% ganho de aproveitamento no frete
- Redução na emissão 3632 kg de CO2 equivalente

Aveia Sentir Bem
O projeto teve como foco a forma de produção (plantio direto) com menor erosão, menor consumo de recursos e aproveitamento de resíduos em toda a cadeia produtiva, além da campanha educacional com foco na sustentabilidade ambiental e ação de responsabilidade social na região de produção da aveia.
Destaque para os seguintes ganhos ambientais:
- Redução de 1578 kg / ano de embalagem
- Redução de 208 toneladas / ano de resíduos industrial
- Redução na emissão 1105 kg de CO2 equivalente

Whirpool – geladeira Brastemp
A eficiência energética, seleção de insumos e campanha educacional com foco em sustentabilidade ambiental foram focos do projeto
Destaque para os seguintes ganhos ambientais:
- Redução de 150 kg / ano de resíduos
- Economia de energia de 24,5% por ano no uso
- Redução na emissão de 560 ton CO2 equivalente

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