segunda-feira, 11 de julho de 2011

Executivo assina memorando com Cuba para regular os acordos sobre o ambiente


Ministra Fátima Jardim solicitou apoio a Cuba para formar quadros angolanos

Fotografia: JA
Angola e Cuba assinaram sexta-feira, em Havana (Cuba), um memorando de entendimento para servir de base para os acordos a serem rubricados nos próximos meses no domínio do Ambiente.
A ministra do Ambiente, Maria de Fátima Jardim, rubricou o documento pela parte angolana, enquanto o ministro cubano de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, José Miguel Miyar Barrueco, fê-lo pela parte cubana.
Em Havana, onde participou nos trabalhos da VIII Convenção sobre o Meio-Ambiente e Desenvolvimento, realizado de 4 a 9 de Julho, Fátima Jardim desenvolveu intensas actividades junto dos ministérios cubanos da Educação Superior, da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente e do Centro de Capacitação Física.
Após a assinatura dos documentos, o ministro José Barrueco agradeceu à sua homóloga angolana ter manifestado o interesse do seu país em realizar o intercâmbio em matéria do ambiente, num momento em que a questão do meio se tornou matéria de preocupação dos países do mundo. "O acto que acabámos de realizar corresponde aos laços de irmandade que historicamente une os nossos dois povos e temos de lutar para encontrar novas formas e mecanismos de trabalho mais eficientes capazes de enriquecer ambos os países", disse o ministro cubano.
A ministra do Ambiente, Fátima Jardim, considerou que a visita permitiu trocar experiências sobre os objectivos da globalização e sustentabilidade. Durante a sua estada na capital cubana, a ministra angolana do Ambiente desenvolveu intensas actividades para divulgar acções do programa do Executivo sobre o meio ambiente, a estratégia sobre a biodiversidade, ordenamento do território, urbanização, planeamento e regulação do sector.

Cooperação


A ministra do Ambiente solicitou a Cuba apoio para formar quadros angolanos no domínio do ambiente e na execução de projectos ambientais. Fátima Jardim, que falava no final da audiência com o ministro cubano da Educação Superior, Miguel Diaz-Canel Bermúdez, disse que pediu igualmente apoio cubano na execução de projectos ambientais de carácter urgente.
Em resposta às preocupações apresentadas, Miguel Diaz-Canel manifestou a disponibilidade de Cuba em ajudar Angola em matéria do ambiente, urbanismo e ordenamento do território, além de questões ligadas à biodiversidade e mudanças climáticas.
O ministro cubano sugeriu a Angola a criação de uma comissão de trabalho entre representantes dos dois países para definir as áreas que necessitam de uma intervenção urgente e eficaz por parte dos técnicos cubanos. A ministra do Ambiente visitou o Centro de Capacitação do Instituto de Planificação Física de Ordenamento Territorial e Urbanismo, que forma quadros superiores no nível de mestrado.

Combater a pobreza

Em Havana, a ministra do Ambiente anunciou  que Angola, com a nova legislação, está a descentralizar as questões ligadas ao ambiente e que as acções de ordenamento continuam como preocupação, tendo em vista a sustentabilidade.
A ministra Fátima Jardim, que discursava na cerimónia de abertura do fórum sobre a Convenção de Ambiente e Desenvolvimento, que decorreu, até sábado, no Palácio das Convenções, afirmou que o programa do Executivo angolano  vai permitir, nos próximos cinco anos, a redução da pobreza, criando premissas para a auto-suficiência alimentar e práticas agrícolas sustentáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário