terça-feira, 26 de julho de 2011

UFRJ debate a Política Nacional de Resíduos Sólidos


Autoridades, estudiosos e especialistas discutem o marco regulatório
e seus impactos no setor da reciclagem

Estimular a troca de experiências entre os atores envolvidos na Política Nacional de Resíduos Sólidos – governo, recicladores, pesquisadores e sociedade civil – promovendo uma discussão ampla sobre a legislação, sua implantação e as implicações na cadeia da reciclagem. Este é o principal objetivo do terceiro seminário organizado pelo Instituto de Macromoléculas da UFRJ (IMA) e a Associação e Sindicato dos Recicladores do Estado do Rio de Janeiro (SINDIECO/ARERJ). O evento reunirá no dia 10 de agosto, no auditório do Centro de Tecnologia da Universidade, autoridades estaduais e municipais, o meio acadêmico, entidades e recicladores do Rio de Janeiro.

O evento, realizado anualmente, tem como foco promover a aproximação entre os setores empresarial, acadêmico e governamental, visando o debate de soluções sustentáveis para o setor da reciclagem.
Este ano, a abertura contará com a participação do Superintendente Estadual de Políticas de Saneamento, Victor Sveibil, do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Carlos Muniz, do Secretario Municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório, além dos deputados estaduais Paulo Ramos e Aspásia Camargo.
Entre os palestrantes convidados estão Silvano Silvério, Diretor do Departamento de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente e André Trigueiro, professor e editor-chefe do programa "Cidades e Soluções", da Globo News.
Na parte da manhã, as palestras são divididas em dois grandes temas: a situação atual da reciclagem e a reciclagem como mercado estratégico. No período da tarde, serão abordadas as propostas para o desenvolvimento do setor em relação às principais matérias-primas: papel, plástico e eletroeletrônico. Ao final das apresentações, os presentes estão convidados a participar de um debate com todos os palestrantes.

O 3º Congresso SINDIECO/ARERJ e IMA/UFRJ é gratuito. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas através do site www.sindieco.org.br/seminario.
    
3º Seminário SINDIECO/ARERJ e IMA/UFRJ
Local: Centro de Tecnologia da UFRJ (CT) - Bloco A - Auditório Horta Barbosa,
Ilha do Fundão (Av. Athos da Silveira Ramos, 149 - Térreo) - UFRJ
Data: 10 de agosto de 2011
Horário: das 08h às 17h30
Outras informações: (21)
2671-7639/www.sindieco.org.br/seminario

Nenhum comentário:

Postar um comentário