sábado, 30 de julho de 2011

Carioca desenvolve patinete ecológico

O iPat é dobrável, anda em qualquer superfície e poderá ser utilizado como meio de transporte

Por Globo Rural
Divulgação/Sebrae
Para circular em qualquer terreno, o projeto prevê o uso de rodas de bicicleta, sendo que a traseira será recoberta de um material leve como fibra de vidro ou de carbono
Jarbas Braga Neto é administrador de empresas por profissão e inventor por curiosidade. Com o carro no conserto, ele resolveu criar um veículo que o ajudasse a enfrentar a temida ladeira íngreme onde está localizada a casa onde mora, em Petrópolis, na serra fluminense.

Ele começou a desenvolver uma ideia se valendo do conhecimento de mecânica, que aprendeu na prática montando motores na adolescência. Dessa maneira, nasceu o iPat. Uma espécie de patinete que anda em qualquer superfície e é capaz de vencer pequenos obstáculos, além de ser dobrável.

Na avaliação do inventor, "o produto reúne as melhores características desses modelos de transporte". Para circular em qualquer terreno, o projeto prevê o uso de rodas de bicicleta, sendo que a traseira será recoberta de um material leve como fibra de vidro ou de carbono.

O produto pretende garantir estabilidade, porque deve oferecer apoio para os joelhos e coxas do usuário, além de ter espaço que poderá ser usado como um porta-luvas. Segundo Neto, “puxando uma pequena alça o aparelho se dobra e pode ser transportado facilmente”. O peso está calculado entre 6 quilos e 8,5 quilos.

“Trabalhar de bicicleta, por exemplo, é quase impossível porque é difícil guardá-la. O que proponho é um meio de transporte prático e que pode ser guardado embaixo de uma mesa de escritório”, afirma. Neto diz ainda que “a combinação de todas estas peças em um mesmo produto é inédita” e que, inclusive, contratou um profissional especializado em patentes para checar o ineditismo da criação.

De acordo com informações da Agência Sebrae, o iPat tem um forte apelo ecológico já que o modelo utiliza um motor elétrico. O pedido de registro do produto já está em andamento e o primeiro protótipo deve ficar pronto até o final de 2011.

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