terça-feira, 5 de julho de 2011

Agricultura familiar reforça cadeia leiteira em Santa Catarina

Com auxílio do Pronaf, a indústria de laticínios Aurora vai aumentar a produção de leite e a renda de agricultores familiares na região

Por Globo Rural On-line
Editora Globo
A unidade vai receber laticínios produzidos por nove cooperativas
Com capacidade para processar 2,2 milhões de litros de leite por dia, foi inaugurada neste sábado (02/07)- Dia Mundial do Cooperativismo- a nova unidade da Cooperativa Central Oeste Catarinense- Aurora, em Pinhalzinho (SC). Construída com recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), a unidade vai receber leite UHT, leite em pó, queijo e soro em pó produzidos por nove cooperativas formadas por, no mínimo, 75% de agricultores familiares.

A plataforma de automação adotada permite total rastreabilidade da produção de leite, garantindo o cumprimento de critérios de segurança alimentar e habilitando os produtos para os mercados, inclusive internacionais.

“A agricultura familiar organizada consegue produzir com qualidade, comercializar, oferecer produtos para a população e ter preços remuneradores, renda. A melhor forma pra fazer isso é o cooperativismo”, afirmou, durante a inauguração, o secretário da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Laudemir Müller. “Fortalecer a agricultura familiar e o cooperativismo gera mais empregos e permite o crescimento com estabilidade do nosso país”, destacou o secretário.

“Isso mostra a força que surge com a união dos agricultores, a força da produção e da organização das cooperativas”, afirmou Pedro Canizio Sander, 55 anos, da Cooperauriverde, uma das cooperativas que fornece leite para a Aurora. De acordo com o agricultor, a nova unidade representa um estímulo para o trabalho dos produtores da região e mais garantia de renda para o futuro. “Nosso objetivo maior foi alcançado: valorizar os produtos dos agricultores familiares organizados em cooperativas”, completou Marcos Zordan, presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Osesc).

Nenhum comentário:

Postar um comentário