terça-feira, 19 de julho de 2011

União Europeia reconhece Bonsucro como exigência para importação de etanol

Selo garante cumprimento de critérios de sustentabilidade no setor sucroenergético e há empresas brasileiras certificadas

Por Globo Rural 
Agência Brasil
A União Europeia anunciou nesta terça-feira (19/07) que a certificação Bonsucro, iniciativa global sem fins lucrativos que visa reduzir impactos ambientais e sociais na produção de açúcar, etanol e energia provenientes da cana-de-açúcar, foi reconhecida como exigência obrigatória para importação do produto para o bloco. O selo, que atende a todos os critérios da Diretriz de Energias Renováveis (Renewable Energy Directive – RED) e da Diretriz de Qualidade dos Combustíveis (EU Fuels Quality Directive – FQD), fará parte ainda dos objetivos a serem atingidos pelos 27 membros da União Europeia até 2020.

O padrão Bonsucro é a primeira certificação no mundo que garante cumprimento a leis, respeito aos direitos humanos e trabalhistas, aumento da sustentabilidade, gerenciamento ativo da biodiversidade e serviços do ecossistema, além de melhoramento contínuo do processo produtivo da cana-de-açúcar. Este, por sua vez, é avaliado por meio de indicadores-chave, tais como consumo de energia, uso da terra, emissões de gases de efeito estufa e consumo de água.

"O selo é a conclusão de mais de cinco anos de colaboração entre os maiores produtores mundiais de cana, empresas e ONGs influentes. Isto posiciona a certificação Bonsucro na vanguarda de métricas de sustentabilidade global, permitindo aos produtos derivados da cana-de-açúcar serem avaliados por consumidores, empresas, governos e ONGs", afirma Kevin Ogorzalek, presidente da Bonsucro.

Originalmente chamada de Better Sugarcane Initiative, a Bonsucro é um organismo criado para desenvolver um padrão de produção com o objetivo de reduzir os impactos ambientais e sociais da cana. Entre os membros estão: Asocana, Bayer CropScience, Braskem, Cargill, Cosan, Raízen, Syngenta e Unica, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário