sexta-feira, 22 de julho de 2011

Ibama remove últimos animais para fechar zoo no RJ

Segundo o órgão, os animais eram mantidos em espaços pequenos, com condições de conservação e higiene mínimas

Por Agência Estado
Editora Globo
Os animais, como o chimpanzé Jimmy, estão sendo removidos do Zoonit, que é acusado de não cumprir normas mínimas exigidas para seu funcionamento
Os últimos animais que permaneciam na Fundação Jardim Zoológico de Niterói (ZooNit), na região metropolitana do Rio de Janeiro, estão sendo removidos nesta quinta-feira (21/7) pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). São 104 animais, como jabutis, araras, macacos-prego, corujas e o leão Dengo, que será levado para Brasília em um avião da Força Aérea Brasileira. Após a retirada dos bichos, o ZooNit será fechado.
Segundo o Ibama, ao longo de 22 anos, o ZooNit não cumpriu "as normas mínimas exigidas para funcionamento de um jardim zoológico, mantendo os animais em espaços inadequados em termos de tamanho, conservação e higiene". Ainda de acordo com o órgão, a fundação recebia, destinava e soltava animais silvestres sem a autorização do Ibama, além de não ter cumprido um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em 2004.
O ZooNit aguarda o julgamento de recursos contra a decisão da 3ª Vara Federal de Justiça de Niterói que autorizou a retirada dos animais e fechamento do zoológico. Esta semana, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) propôs à 4ª Vara Cível de Niterói uma Ação Civil Pública para obrigar a prefeitura a assumir a administração do local.
"Caso o município não assuma as providências efetivas para manutenção do zoológico, diversos estudantes ficarão privados da visitação do espaço, assim como os demais visitantes, havendo prejuízos irreparáveis para a educação ambiental e o direito ao lazer e a cultura", informou o promotor de Defesa do Meio Ambiente de Niterói, Luciano Mattos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário