quinta-feira, 14 de julho de 2011

Ibama flagra transporte ilegal de madeira no sul do Amazonas

O Km 180 é considerado o maior pólo madeireiro do estado do Amazonas, que concentra o maior número de serrarias e, conseqüentemente, as maiores irregularidades.
Madeira apreendida foi levada para Humaitá. Foto: DivulgaçãoMadeira apreendida foi levada para Humaitá.
Manaus - Na ultima quarta-feira (13), durante missão de fiscalização no sul do Amazonas, agentes do Instituto de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) localizaram um caminhão que transportava 13 m³ de madeira ilegal, proveniente do distrito de Santo Antônio do Matupi, conhecido como Km 180, no município de Manicoré, no interior do Amazonas. O Ibama chamou a operação de Guaricaya.
De acordo com Cícero Furtado, coordenador da operação, o caminhão e a madeira foram apreendidos e depositados junto ao Batalhão da Polícia Militar em Humaitá, no interior do Amazonas. O infrator foi multado em R$ 4 mil e depois que julgado pode pegar pena de 6 meses a 1 ano de reclusão (Lei da Vida, 9.605/98).
O Km 180 é considerado o maior pólo madeireiro do estado do Amazonas, que concentra o maior número de serrarias e conseqüentemente maiores irregularidades como: esquentamento de madeira ilegal, planos de manejo fantasmas, tentativas de burlar os sistemas de controle oficiais como DOF (documento de origem florestal) e serrarias sem licenças para funcionamento.
“O Ibama não vai fechar os olhos para as irregularidades cometidas por algumas pessoas que querem enriquecer ilegalmente a base de um bem público, o meio ambiente. Como determina a Constituição Federal, vamos continuar combatendo o desmatamento, fechando serrarias ilegais e responsabilizando os infratores”, concluiu o coordenador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário