segunda-feira, 11 de julho de 2011

Empresa holandesa cria tênis que vira árvore

Feito com material 100% biodegradável, calçado possui sementes embutidas em seu interior

Por Luciana Franco
Divulgação/OAT Shoes
O calçado está disponível em diversas opções de cores e é produzido com um tecido que se quebra facilmente permitindo que a planta se desenvolva
A empresa de calçados holandesa OAT desenvolveu um modelo de tênis sustentável, que pode ser plantado para semear uma árvore. O produto é feito com material 100% biodegradável e possui sementes embutidas em seu interior.

A ideia da marca é que as pessoas plantem o tênis usado, em vez de jogá-los fora. O calçado está disponível em diversas opções de cores e é produzido com um tecido que se quebra facilmente permitindo que a planta se desenvolva.

Para a empresa, “o futuro da moda está na reconciliação entre natureza e indústria”, por isso a companhia quer liderar o caminho de produtos ecológicos. No site da marca (www.oatshoes.com) o tênis está sendo comercializado por cerca de 149 euros.

Com um objetivo semelhante ao da OAT, a empresa Papel Semente comercializa há pouco tempo no Brasil uma folha de papel que contém sementes.

A novidade apresenta papéis com sementes de cravos, camomila e manjericão. As sementes são incorporadas ao preparo do papel, que é biodegradável e desmancha na terra quando é molhado. Segundo a empresa, a solução ecológica é uma maneira prática e econômica de montar um jardim ou até uma pequena horta.

No caso do tênis, que ainda não é comercializado no Brasil, basta enterrá-lo quando quiser descartá-lo. Já os papéis com sementes, comercializados sob a forma de convites de casamento, marcadores de livro ou embalagens, devem ser picados e cultivados em um vaso. Depois de alguns dias o material que antes iria para o lixo pode até se transformar em flor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário