quinta-feira, 21 de julho de 2011

Linha Verde integra pólos de desenvolvimento em Curitiba

As obras do primeiro trecho da Linha Verde Norte, anunciadas pelo prefeito Luciano Ducci, fazem parte do processo inédito no país: a urbanização de uma rodovia federal, transformando-a em indutor e mais um pólo de desenvolvimento. “Ao Sul a Linha Verde uniu a cidade e contemplou a população com transporte moderno, sistema viário seguro e a revitalização de uma área que antes separava a cidade”, disse Ducci.
Parte dos recursos para execução completa do trecho norte, Curitiba garantiu na terça-feira (19) ao assinar junto a AFD (Agência Francesa de Desenvolvimento) financiamento de R$ 166,2 milhões para diversas obras na cidade, incluindo a primeira etapa de 2,3 quilômetros desde o Jardim Botânico ao Tarumã.
“Nós preparamos de forma antecipada a licitação condicionado a liberação dos recursos e adiantamos todo processo. Mostramos que a prefeitura tem agilidade, sabe buscar recursos e tem um bom planejamento para a execução das obras”, disse Ducci.
Quatro etapas - As obras da Linha Verde Norte estão previstas em quatro etapas: o primeiro trecho liga o Centro Politécnico, no Jardim Botânico, na Linha Verde Sul, até a altura do viaduto da Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã, numa extensão de 2,3 km.
Nesta etapa a Linha Verde Norte passa por seis bairros: Jardim Botânico, Jardim das Américas, Cajuru, Cristo Rei, Capão da Imbuia e Tarumã. As obras estão orçadas em R$ 52 milhões com recursos da AFD. São duas trincheiras sob a BR 476: na rua Roberto Cichon e na rua Agamenon Magalhães; além de obras de pavimentação nas vias marginais da rodovia. As equipes contratadas pela Prefeitura de Curitiba vão iniciar as obras pelas marginais da BR-476.
Além da obra perto da marginal da BR-476, as equipes vão ter outra frente na Roberto Cichon com a rua Antônio Simm e também perto do Jardim Botânico, onde termina o primeiro trecho da Linha Verde.
Como ao Sul, o trecho norte da Linha Verde terá 10 pistas de rolamento, sendo duas para canaletas exclusivas para o transporte coletivo, seis para o sistema viário (três em cada sentido) e duas vias locais de passagem (uma em cada sentido), ciclovia, além de iluminação renovada, paisagismo e calçadas.
Os recursos financiados pela AFD são para obras da Linha Verde Norte (R$ 86,9 milhões); implantação de parques na bacia do Rio Barigui (R$ 36 milhões); projetos de despoluição de rios (R$ 1,8 milhão); estudos, projetos e pesquisas ambientais (R$ 21 milhões); e projetos de habitação (R$ 13 milhões).

Conheça o que será feito na Linha Verde Norte:

Extensão do primeiro trecho da Linha Verde Norte: 2.350m
Valor desta etapa: R$ 51.902.093,30
Obras: drenagem, canaleta, pistas marginais e locais, calçadas, ciclovia, iluminação, sinalização, as trincheiras das ruas Roberto Cichon e Agamenon Magalhães e a Estação Jardim Botânico.
Financiamento: Agência Francesa de Desenvolvimento
Binários: Ruas Agamenon Magalhães e Roberto Cichon

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