quarta-feira, 20 de julho de 2011

Brasília Eco Educada: para uma limpeza sustentável

O movimento, de iniciativa privada, promete dar bons exemplos aos brasilienses. Focada em soluções sustentáveis para o meio ambiente, a Bio Sanar chama a atenção da população para uma questão importante: o tratamento adequado dos resíduos liberados na natureza.

Iniciativas inteligentes estão, cada vez mais, ligadas a um conceito sustentável. Criada neste contexto, a Bio Sanar - empresa brasiliense que atua no fornecimento de soluções biotecnológicas para limpeza de diversos tipos de ambientes - dá partida, no dia 22 de julho, ao movimento Brasília Eco Educada. A intenção é chamar a atenção dos cidadãos brasilienses para atitudes ecologicamente corretas. Como primeira iniciativa, a empresa adotará os cafés, bares e restaurantes da quadra 109 Norte (onde está localizada), que, por sua vez, receberão de cortesia um tratamento bio sustentável dos resíduos liberados no esgoto, pelo período de uma semana. Uma breve recepção, na área externa do Hookah Bar, no dia 30 de julho, às 10h, marcará o encerramento da ação ecológica na quadra e a abertura oficial do movimento, com a presença de empresários participantes, autoridades do setor de meio ambiente, entre outros convidados.

O movimento Brasília Eco Educada vai de encontro com os dispositivos legais que visam à importância de redução dos resíduos descartados na natureza (a Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos), conforme explica o sócio proprietário da Bio Sanar, Adriano Hipólito. A campanha de adoção dos restaurantes da quadra 109 Norte se dará por meio de um “tratamento de choque”, como é chamado o serviço oferecido pela empresa, sem custo algum para os estabelecimentos que desejarem participar. A ação será efetivada com a aplicação de produtos biotecnológicos, desenvolvidos a partir de anos de pesquisas pela Bio-Ambiental - empresa goiana com expertise internacional para o desenvolvimento de soluções que reduzam a contaminação do meio ambiente.

Segundo Hipólito, criar o movimento foi uma forma encontrada pela empresa de apresentar os benefícios gerados por atitudes ambientais importantes, porém, ainda pouco observadas pela população, como é o caso dos resíduos sólidos, além de chamar a atenção de outras empresas e organizações para a relevância da prática voluntária em prol a um bem maior: a preservação do planeta. “O tratamento adequado dos resíduos e sua manutenção podem evitar graves problemas comuns do cotidiano urbano, como a contaminação das redes de águas pluviais, corpos hídricos e solos, bem como a obstrução das redes de esgoto, além de reduzir, sobremaneira, o mal cheiro provocado por material orgânico e os gastos com limpeza de caixas de gordura, fossas e tubulações”, destaca.

O empresário ressalta, ainda, que a CAESB, baseada no Decreto 26.590/2006 - que regulamenta a Lei 442/1993 e a Lei 41/1989 - já iniciou, neste ano, ações severas para a redução de problemas nas estações de tratamento, provenientes do excesso de dejetos, inclusive, com cobranças de sobretaxa dos usuários.

Os serviços de limpeza bio sustentável ainda representam uma novidade no DF, embora bastante promissora. Uma das grandes vantagens são os produtos utilizados, totalmente livres de substâncias químicas, sem qualquer risco ao meio ambiente e, principalmente, à saúde, com certificação da ANVISA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário