sexta-feira, 15 de julho de 2011

Ministro Lobão e Florence inauguram microcentral termelétrica em Rondon ( Paraná)

Projeto beneficia 34 propriedades rurais de caráter familiar com energia gerada a partir de dejetos da agropecuária

Os ministros Edison Lobão (Minas e Energia) e Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário) inauguram, no próximo dia 19 de julho, a Microcentral Termelétrica a Biogás do Condomínio de Agroenergia da Agricultura Familiar do Rio Ajuricaba, em Marechal Candido Rondon (região Oeste do Paraná). O projeto, inédito no País, viabiliza a geração de energia elétrica a partir de dejetos da agropecuária para pequenos produtores rurais, e é resultado de uma parceria entre a Itaipu Binacional, a prefeitura de Rondon e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Paraná).

Além dos representantes das instituições parcerias, a inauguração também deverá contar com a presença do governador do Paraná, Beto Richa, secretários de estado, parlamentares e outras autoridades. “Este projeto é emblemático para o Brasil, visto que o País assumiu compromissos internacionais de redução das emissões de gases do efeito estufa. E com esse sistema, a agropecuária brasileira pode transformar um problema ambiental em uma solução e ainda lucrar com isso”, afirma o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek.

A geração de energia a partir de efluentes não é novidade no Brasil. O ineditismo do projeto da Itaipu e parceiros está em viabilizar esse tipo de geração de energia para pequenos produtores. São 34 propriedades dotadas de biodigestores (que recebem os dejetos da bovinocultura de leite e da suinocultura), que por sua vez produzem biogás que é enviado para a microcentral termelétrica.

Na microcentral, os geradores produzem energia que abastece as propriedades com a possibilidade de vender o excedente para a rede pública (no caso, a Companhia Paranaense de Energia – Copel). O sistema ainda tem como subprodutos a energia térmica, utilizada para secar sementes, e o biofertilizante, que é a matéria orgânica tratada que sobra no biodigestor e pode ser aplicada em pastagens e em outras culturas.

Estima-se que os 34 produtores consorciados obtenham uma renda de aproximadamente R$ 270 mil anuais com sistema. Além dos equipamentos, obras e assessoria técnica para instalação do condomínio, a Itaipu, Prefeitura Municipal e Emater auxiliaram os agricultores a sanar passivos ambientais, readequando instalações nas propriedades.

A inauguração da microcentral termelétrica está programada para as 15 horas do dia 19 de julho. Na parte da manhã, os ministros e outras autoridades participarão de um seminário e do lançamento dos relatórios de sustentabilidade da Eletrobras e da Itaipu, no Parque Tecnológico Itaipu, a partir das 8 horas.



Para mais informações sobre o projeto do Condomínio de Agroenergia da Agricultura Familiar do Rio Ajuricaba, favor acessar: www.plataformaitaipu.org/projeto/condominio-ajuricaba



Programação:



Seminário Relatório de Sustentabilidade | Indicadores, Estratégia e Oportunidade

08:00 – 08:30 Café de boas-vindas no Parque Tecnológico de Itaipu

08:30 – 08:45 Abertura – Heloísa Covolan, Itaipu Binacioal

08:45 – 09:15 Sustentabilidade no Brasil, o futuro é agora

Luiz Fernando Nery, Petrobras e Pacto Global

Sônia Favaretto, BM&F Bovespa

09:15 - 11:15 Mesa Redonda – Relatórios de sustentabilidade geram valor para a gestão empresarial

Sônia Favaretto, BM&F Bovespa

Gláucia Térreo, Global ReportingInitiative (GRI)

Luiz Fernando Nery, Petrobras e Pacto Global

Luiz Augusto Figueira, Eletrobras

Heloisa Covolan, Itaipu Binacional

Moderador - Roberto Gonzalez, The Media Group

11:15 – 12:15 Lançamento dos Relatórios de Sustentabilidade Itaipu Binacional e Eletrobras

Jorge Samek, diretor-Geral Brasileiro Itaipu Binacional

José da Costa Carvalho Neto, presidente da Eletrobras

Afonso Florence, ministro do Desenvolvimento Agrário

Edison Lobão, ministro Minas e Energia

12:15 – 12:30 Encerramento

12:30 – 14:00 - Almoço no local



Inauguração da Microcentral Termelétrica a Biogás do Condomínio de Agroenergia da Agricultura Familiar do rio Ajuricaba, Marechal Cândido Rondon.

14:00 – 15:00 – Deslocamento de helicóptero dos ministros de Minas e Energia, Edison Lobão, e do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, e assessores diretos para o Município de Marechal Cândido Rondon e ato de inauguração na Microcentral Termelétrica a Biogás.

15:00 – Visita a uma propriedade familiar produtora de biogás e integrada ao Condomínio de Agroenergia. Em seguida, inauguração da Microcentral Termelétrica a Biogás do Condomínio de Agroenergia da Agricultura Familiar do Rio Ajuricaba

16:30/17:00 – Deslocamento de retorno para Foz do Iguaçu.




Mais informações:
(45) 35767166
www.observatoriobrasil.org
monica@pti.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário