sexta-feira, 18 de março de 2011

Introdução a Como funcionam os leões

O leão é um dos maiores membros da família dos felinos. Esse grande animal carnívoro é bastante comum na África e na Índia. Devido ao seu porte nobre, ele é conhecido como "o rei dos animais". Há muito tempo, os leões são exibidos como atrações populares em zoológicos e circos, podendo aprender muitos truques. A maioria dos leões dos circos e zoológicos nasceu em cativeiro ou foi capturada ainda filhote.


leão
yinyang © istockphoto.com
Os leões são animais comuns na Ásia e África


Leões são encontrados em muitas partes da África. São mais abundantes nas áreas de pradaria, onde existe mais caça, mas também estão presentes em regiões rochosas e semidesérticas. No passado, os leões asiáticos, que já foram bastante numerosos, viviam na metade norte da Índia; hoje sobrevivem algumas centenas de espécimes, quase todos na floresta de Gir, considerada um santuário da espécie.
Já foram encontrados leões em todo o oeste da Ásia e na Grécia e em outras partes do sudeste da Europa. Antes da última grande Era Glacial, eles viviam no sul da Europa e nos territórios que hoje formam a França, a Alemanha e as ilhas britânicas.
Quantas espécies de leões existem?
Os leões que vivem na África são conhecidos como leões africanos (Panthera leo). Os que vivem na Índia são os leões asiáticos (Panthera leo persico).
Há milhares de anos, havia leões em boa parte do mundo. Eles viviam na África, na Europa, na Ásia e até nas Américas do Norte e do Sul. Os leões provavelmente desapareceram de muitas regiões quando as florestas se tornaram muito densas e quando os humanos começaram a caçá-los em demasia. Hoje, os únicos leões que vivem fora da África são encontrados em uma área da Índia.
Os leões que vivem na África e na Índia pertencem à mesma espécie, mas existem algumas diferenças entre eles. Os leões que vivem na Índia são menores do que os africanos, além de ter jubas menores. Devido a essas pequenas diferenças, as duas formas de leão às vezes recebem nomes diferentes.



  • Nome científico: Panthera leo.
  • Ordem: Carnivora.
  • Classe: Mammalia.
  • Habitat: mais abundantes nas áreas de pradaria, mas também estão presentes em regiões rochosas e semidesérticas.
  • Distribuição: África ao sul do Saara; floresta de Gir, na Índia.
  • Longevidade: de 20 a 25 anos, em cativeiro; na natureza, de 15 a 20 anos.
  • Período de gestação: cerca de 3,5 meses.
  • Número de fillhotes por ninhada: um a seis (geralmente dois ou três).
* O leão da montanha norte-americano não é um leão, e sim um puma.

Ficha técnica

Nenhum comentário:

Postar um comentário