terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Um Sustentável Ano Novo!


O nosso Planeta é próspero, mas limitado e precisamos pensar muito nisso ao
consumir os seus recursos Imagem: SXC.hu
Estamos vivendo os últimos momentos de 2011 e nada melhor que pensar e sermos pessoas melhores com um ano novinho pela frente. Que tal começarmos por cuidarmos melhor do nosso principal provedor: o Planeta?
Você já parou para pensar sobre os impactos que o seu padrão de consumo causa? O que compramos, a nossa produção de resíduos, como consumimos água e energia deixa marcas.
Uma mudança de atitude é mais do que necessária e não é tão complicado. Confira abaixo algumas dicas para fazer a diferença com pequenas alterações em nossos hábitos.

- Questione e avalie os seus hábitos de consumo antes de decidir pela compra de qualquer produto e procure consumir apenas o necessário.
- Informe-se sobre a origem e o destino de tudo que você consome. Optar por produtos feitos com métodos sustentáveis ajuda a cadeia produtiva a ser mais responsável e minimiza os impactos no meio ambiente.
- Antes de comprar um novo equipamento, verifique a etiqueta e escolha aquele que consome menos energia.
- Evite luzes ou equipamentos ligados quando não for necessário. Os aparelho em stand-by continuam consumindo energia.
- Cobre das empresas de eletroeletrônicos uma política de coleta, reciclagem e fabricação de produtos com baixo consumo de energia.
- Reduza o tempo do banho. Você poupa água e ajuda a diminuir o consumo de energia. E não deixe de revisar suas torneiras! Uma torneira pingando a cada 5 segundos representa, em um dia, 20 litros de água desperdiçada.
- Solicite produtos orgânicos com certificação de origem de qualidade de gestão ambiental aos supermercados e fornecedores.
- Substitua a lâmpadas incandescentes por lâmpadas econômicas. Elas geram a mesma luminosidade, duram mais e poupam 80% de energia.
- Ligue a máquina de lavar roupas apenas com a carga cheia. Você poupa água, energia, sabão e tempo.
- Utilize sacolas de pano ou caixas de papelão em vez de recorrer às sacolinhas plásticas.
- Ao comprar móveis, prefira madeira certificada. Assim você evita o desmatamento da Amazônia.
- Sempre que possível, reutilize produtos e embalagens.
Não compre outra vez o que você pode consertar, transformar e reutilizar.
- Use menos papel! Apesar de se precisar cada vez menos de papel, a demanda por este material cresce a cada ano, consumindo rapidamente florestas e ecossistemas inteiros. Use folhas usadas e não imprima e-mails sem necessidade. Encaminhe sempre o papel para a reciclagem.
- Mesmo que não seja feita a coleta seletiva em seu bairro, separe o lixo reutilizável do orgânico e encaminhe para a reciclagem. Reciclar é uma maneira de contribuir para a economia dos recursos naturais, a redução da degradação ambiental e a geração de empregos.
- Diminua o uso de produtos de higiene e limpeza. Assim você reduz o nível de poluentes presentes na água e no tratamento do esgoto.
- Incentive a carona solidária e organize caronas com familiares, amigos, vizinhos e colegas de trabalho.
- Faça as contas: ir a pé, usar bicicleta, transporte coletivo ou táxi é mais barato e polui menos do que comprar um automóvel.
- Se a compra de um carro for inevitável, consulte a Nota Verde do Proconve no site www.ibama.gov.br e a etiqueta de eficiência energética para escolher o modelo menos poluente. E não esqueça de manter em dia a manutenção do seu veículo.
- Faça inspeção veicular, não retire o catalisador, devolva a bateria e os pneus usados ao revendedor na hora da troca. Os pontos de venda são obrigados a aceitar e reciclar esses produtos.
- Seja voluntário! Informe-se sobre instituições que necessitem de voluntários. Há milhares de pessoas no mundo cujo melhor presente de ano novo seria um pouquinho da sua atenção e carinho.
- Mude o mundo! Pequenas ações individuais são a maior força transformadora que existe. Ter atitudes conscientes em relação aos nossos hábitos de consumo é a melhor maneira de mudar o mundo.
- Prospere de forma sustentável! Melhor que desejar um próspero ano novo é desejar um Sustentável Ano Novo! Que você consiga realizar seus sonhos sem se esquecer dos impactos que eles podem causar no meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário