segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Brasil se prepara para eventos que deverão mexer com nossa economia e meio ambiente


Para 2012 estão previstos acontecimentos capazes de causar mudanças decisivas para o futuro da sociedade, da economia e do meio ambiente no Brasil. Um deles, por exemplo, será a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que acontecerá no Rio de Janeiro.
Outros temas que, seguramente, serão notícia em 2012, é a COP-18, a votação do novo Código Florestal, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e as Olimpíadas sustentáveis em Londres.
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, marca os 20 anos da Eco-92. Ela irá avaliar e renovar os compromissos com o desenvolvimento sustentável assumidos pelos líderes mundiais na Eco-92, além de discutir a contribuição da economia verde para a sustentabilidade e eliminação da pobreza global.
Segundo a ONU, 150 chefes de Estado e 50 mil delegados de diversos países se reunirão no Rio. Para a ONU, a Rio+20 será o evento mais importante da próxima década. Dilma Rousseff, por sua vez, afirmou que a conferência será uma oportunidade para "a discussão do modelo de desenvolvimento que as nações querem para o futuro".
Outro evento importante em 2012 será a 18ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas, que será realizada entre 26 de novembro e 7 de dezembro, no Qatar. Nela, o grande desafio será avaliar o aumento de metas de redução de emissões que devem ser realizadas pelos países desenvolvidos.
Outro assunto para muitos debates em 2012 é o novo Código Florestal Brasileiro. Aprovado no Senado em dezembro passado, o texto base seguiu para a Câmara dos Deputados, onde será votada ainda no primeiro semestre de 2012.
Para o governo, a nova lei é um acordo bom para o país e que dá segurança jurídica para os agricultores continuarem produzindo. Já ambientalistas e cientistas criticam a aprovação e defendem que ela colocará em risco boa parte da biodiversidade do país.
Também teremos nas manchetes em 2012 a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Até agosto de 2013 todos os municípios brasileiros deverão elaborar um plano local de resíduos sólidos. Quem não estiver com plano municipal pronto será impedido de receber recursos do governo.
Além dos planos municipais, o governo nomeia até fevereiro de 2013 o grupo que vai criar o plano e instituir metas de redução, reutilização, reciclagem de resíduos, aproveitamento energético e extinção de depósitos de lixo a céu aberto.
E, finalmente, teremos o XXX Jogos Olímpicos, em Londres, quando a capital do Reino Unido pretende realizar as olimpíadas mais sustentáveis da história. Com investimento de 3 bilhões de dólares, o governo inglês construiu centros desportivos que deverão virar locais para utilização pela população, criando oportunidade de emprego e treinamento para moradores.
Para isso, levantou estádios e arenas de baixo impacto ambiental, como um centro de basquete “reciclável”, além de infra-estrutura de energia menos poluente. Sem dúvida, todos esses assuntos irão agilizar, polemizar e mexer com a sociedade brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário