quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Mais de 15 toneladas retiradas diariamente dos igarapés de Manaus

JMA-Jornal Meio Ambiente | Valdir Tôrres - Amazon



Foto: Reprodução/Amazon Sat

MANAUS – Pneus, colchões, bicicletas e até carrinhos de bebê são alguns dos objetos retirados diariamente dos igarapés de Manaus. Segundo o subtitular da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), Túlio Kniphoff, cerca de 20 toneladas de lixo são retiradas diariamente dos igarapés da cidade.
Cerca de 180 homens da pasta trabalham simultaneamente em três pontos críticos da capital. O objetivo é limpar e retirar todo o lixo encontrado dentro e nas margens dos igarapés do Franceses, da Orla do São Raimundo e  no Porto da Centro de Estudos Avançados Multidisplinares (Ceam).
O subsecretário afirmou que a conscientização da população é arma definitiva na luta diária pela preservação dos igarapés da capital. “Se o local voltar a ser poluído mesmo após o trabalho de limpeza dos nossos agentes, a Semulsp aciona uma equipe educacional para conversar com os moradores e conscientizá-los sobre os perigos em continuar a sujar os igarapés”, contou.
Durante o período de chuvas, aumenta também o risco de alagação. Para quem mora nas margens dos igarapés, o lixo é o grande responsável pelas alagações. Kniphoff explicou que a população tem papel importante na preservação dos locais. “Temos o 0800-0926356 para que os moradores que vivem nessas áreas nos acionem. Temos equipes disponíveis para retirar o material do igarapé”, contou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário