sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Rota do luxo

Foto: Divulgação
Somente durante a Copa do Mundo de 2014 estão previstos 12 navios. Foto: Divulgação
MANAUS - O manauara já se acostumou! No início do ano é comum ver pelas ruas da cidade pessoas com características físicas um pouco diferente do convencional amazônico. Os “gringos” aproveitam para fugir do inverno europeu e curtir o calor característico da nossa região.
Há duas formas de entrada de turistas na região: aérea ou fluvial. Aproveitando para admirar as exóticas paisagens amazônicas durante a viagem, grande parte destes visitantes chegam em navios. Durante o primeiro trimestre deste ano, um único navio alemão realizará seis vezes a rota entre o Amazonas e a República Dominicana em cruzeiros com duração de 14 dias.
O AIDAvita sai do porto de Manaus, passa por Santarém (PA) até desaguar no Oceano Atlântico, onde realiza mais uma parada no porto da capital paraense, Belém. A rota segue com paradas em outras cidades do continente sul-americano até o destino final, Santo Domingo, na República Dominicana.
A estimativa da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) é que, até o final desta temporada de cruzeiros, mais de 25 mil turistas passem por Manaus. A vinda desses turistas representa a injeção de aproximadamente US$ 12 milhões no mercado local. Somente durante a Copa do Mundo de 2014 estão previstos 12 navios no Amazonas.
Estrutura luxuosa
O que mais chama a atenção na hora da escolha pelo cruzeiro é a estrutura luxuosa oferecida. De acordo com a diretora  de Marketing e Vendas da AIDA na América do Sul, Martina Reuter, antes de iniciar a temporada “Transamazonas”, o AIDAvita passou por uma reforma na área de passageiros.
O AIDAvita sai do porto de Manaus, passa por Santarém (PA) até desaguar no Oceano Atlântico. Foto: Divulgação
Grande parte desses navios também oferece modernas áreas para a realização de atividades físicas, apresentações culturais diversas, restaurantes, piscinas, cassinos, quadras de esportes, bibliotecas e uma infinidade de outras coisas para proporcionar ao passageiro o maior conforto possível. Para brasileiros, só há um problema: é necessário falar alemão ou no mínimo, a língua inglesa.
Troca de conhecimentos
Embora o roteiro ofereça várias vantagens aos turistas, a vontade de realizar um cruzeiro pela América Central e do Sul ainda é um sonho de moradores de outros continentes. “Já pensei em fazer um cruzeiro, mas pela Europa, conhecer lugares diferentes, as particularidades de cada país europeu, as pessoas e suas diferentes culturas e costumes”, disse o assistente administrativo, Everton Martins, que planeja em breve realizar a viagem.
Enquanto os europeus vêm desvendar os segredos da Amazônia, os amazônidas ainda preferem mesmo é se aventurar no território além-mar. “Particularmente acho muito válido esse crescente número de cruzeiros que incluem o Amazonas em seu roteiro, mas a Amazônia é a nossa realidade, é o que conhecemos e vivemos no nosso dia-a-dia. Se é pra fazer um investimento turístico, é mais válido que seja para conhecer culturas diferentes”, ressaltou Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário