terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Governo quer proteger agricultores contra tragédias climáticas

O Ministério da Agricultura deve criar novos mecanismos de proteção aos produtores rurais que tenham perda de renda em virtude de situações de emergência e intempéries climáticas. O governo federal estudará ainda novas formas de agilizar as renegociações de dívida bem como as indenizações via seguro rural.

Em reunião realizada na manhã de ontem, na Casa Civil, os ministros Mendes Ribeiro Filho (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Gleisi Hoffmann (Casa Civil), Fernando Bezerra Coelho (Integração Nacional) e Nelson Barbosa (interino da Fazenda) discutiram a criação de novos mecanismos de proteção a produtores rurais que sofram perda de renda em virtude de situações de emergência, como secas e enchentes. O Mapa e a Fazenda vão apurar os números de quebra de safra junto aos agentes financeiros e governos estaduais e darão ênfase aos mecanismos já existentes de prorrogação de dívidas previstos no Manual do Crédito Rural, que podem ser acessados imediatamente pelos agricultores.

O governo federal estudará ainda novas formas de agilizar as renegociações de dívida bem como as indenizações via seguro rural. "Temos consciência dos problemas que enfrentam nossos produtores. Por isso, vamos buscar novos mecanismos de socorro com a maior rapidez possível", enfatizou Mendes Ribeiro Filho.

As medidas vão beneficiar tanto os produtores que têm capacidade de pagar quanto aqueles que estão enfrentando dificuldades para quitar os financiamentos ou sofreram perdas de infraestrutura.

O Mapa e o Ministério da Fazenda vão levantar os números de quebra de safra junto aos agentes financeiros e governos estaduais e devem usar os mecanismos já existentes de prorrogação das dívidas. As medidas vão beneficiar os produtores com capacidade de pagamento quanto aqueles que estão enfrentando dificuldades para quitar os financiamentos ou tiveram perdas de infraestrutura.

Espírito Santo


As fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo deixaram grandes impactos em algumas cidades e também no campo. Inundações, deslizamentos, enchentes, perda de produção agrícola, tráfego de veículos interrompido nas estradas estão entre algumas das muitas dificuldades. Segundo o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), engenheiro agrônomo Helder Carnielli, as chuvas intensas trazem muitos prejuízos, principalmente no meio rural. "O excesso de água faz com que inundações repentinas aconteçam. Com isso, as lavouras ficam inundadas, gerando grande prejuízo aos produtores rurais", disse Carnielli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário