segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Instituições de pesquisa americana e brasileira se juntam em favor da biodiversidade

Duas importantes instituições de pesquisa estão recebendo propostas sustentáveis para programas ligados a biodiversidade, a Fapesp e a National Science Foundation (NSF), dos EUA. Os projetos selecionados podem levar quatro milhões de dólares.
As propostas devem contribuir para o programa Biota da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), que é um Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Recuperação e Uso Sustentável da Biodiversidade e ao programa Dimensions of Biodiversity da NSF, que apóia pesquisas relacionados  aos genes, espécies e ecossistemas.
Todas as pesquisas que possam cooperar com tais projetos serão analisados pelas entidades, mas apenas dois projetos serão selecionados. As propostas devem atender as três dimensões da biodiversidade: Genética, Taxonomia/Filogenética e Funcional.
“O programa Biota-Fapesp tem estudado há 13 anos a biodiversidade em São Paulo, gerando importantes resultados científicos e contribuindo com a legislação e com as políticas públicas de conservação. O lançamento do programa Dimensions of Biodiversity, da NSF, criou um canal para a colaboração científica entre pesquisadores dessa área do conhecimento no estado e nos Estados Unidos”, disse o diretor científico da entidade, Carlos Henrique de Brito Cruz.
 Os pesquisadores interessados em participar devem estar associados a instituições de ensino superior e de pesquisa no estado de São Paulo. Precisam ter doutorado ou uma especialização equivalente. Além disso, os interessados devem atender aos requisitos exigido aos pesquisadores de Projetos Temáticos da Fapesp.
O objetivo da NSF é estudar a biodiversidade, o funcionamento dos ecossistemas e do bem-estar humano, por isso lançaram este programa que estimula a compreensão de tais aspectos. As propostas serão recebidas até o dia 28 de março de 2012. Com informações do Globo Rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário