segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Paraguai inicia sacrifício de animais após detecção de febre aftosa

Por Agência EFE
Ernesto de Souza
Os serviços veterinários do Paraguai iniciaram nesta segunda-feira (9/1) o sacrifício de mais de cem cabeças de gado para isolar um foco de febre aftosa detectado no departamento de San Pedro, quatro meses após outro caso reportado nesta área. Ao todo, serão sacrificados 154 bois da fazenda Nazareth, em Aguaray Amistad.

A medida sanitária também inclui nove cabeças de gado e cinco porcos de dois estabelecimentos vizinhos à fazenda, onde em 2 de janeiro foi confirmado o surgimento da doença.

Os animais são sacrificadas a tiros com uma "espingarda sanitária" e seus corpos são levados a uma fossa de 100 metros de comprimento, 3 metros de largura e 4 metros de profundidade, escavada na propriedade afetada com equipamentos do Ministério de Obras Públicas.

As operações, que contam com o apoio de agentes das Forças Armadas e da polícia, são realizadas a 15 quilômetros de outra fazenda onde em setembro passado foram sacrificados 820 bois depois da detecção dessa doença.

O aumento do número de casos de febre aftosa obrigou o governo a declarar em 4 de janeiro o estado de emergência sanitária animal na região afetada, assim como a ativação do Sistema Nacional de Emergência Sanitária Animal (Sinaesa).

O Paraguai, oitavo exportador mundial de carne bovina, com um rebanho de 12,5 milhões de cabeças, encontra-se em processo de estabilização de seus embarques, que haviam sido interrompidos de maneira preventiva em setembro passado.

A febre aftosa, que não afeta os humanos, ataca bovinos, ovinos, suínos, caprinos e outros ruminantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário