sábado, 7 de janeiro de 2012

Ana Folha e a Turma do Lixão


JMA-Jornal Meio Ambiente

Neste nosso trabalho enfatizamos o reconhecimento das florestas por meio de uma abordagem ecopedagógica como perspectiva de construção de mundo que ao mesmo tempo problematiza e soluciona a respeito dos desastres ambientais que continuamente vem acontecendo no planeta Terra.

O despejo de resíduos sólidos, o desperdício de água, a extinção da fauna e flora, e outros contingentes na natureza se revelam como malefícios ao meio ambiente e por isso desejamos despertar na criança uma consciência crítica, ética e cidadã em relação ao seu meio social e em todos os ambientes da natureza.

Como forma de explicar o consumo desenfreado e seus malefícios para o homem e o universo destacamos os personagens do “lixão” e em contra partida ressaltando a necessidade de debates e de implementação das leis que protegem a natureza, de maneira simbólica, por intermédio da “Ana Folha” nossa protagonista principal.
?


Luciana Alves Ribeiro de Carvalho

Coordenadora do Jornal Ecopedagógico em parceria com a ONG CÍRCULO DE GIZ/UNB. Escritora de livros infantis/Escreveu o livro: Ana Folha e a Turma do Lixão: “Vamos preservar nossas florestas” (Homenagem ao Ano Internacional das Florestas/2011)

(61) 3354-5223

Link para adquirir o seu
http://loja.ekoverde.com.br/ana-folha-e-a-turma-do-lixao/67-a.html#.TwdiRxzp97J.facebook

3 comentários:

  1. Prezados do Jornal Meio Ambiente,
    Obrigada pela divulgação do trabalho ecopedagógico!
    Estou divulgando o blog na minha página!
    Atenciosamente,
    Luciana Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. Muito honrosamente recebi este livro com dedicatória da autora Luciana Ribeiro, aluna exemplar, dedicada e de grande destaque no Curso de Especialização do SENAC, onde tenho privilégio de ser seu Professor/Tutor.
    Em cada página do livro, é possível ver a dedicação, carinho e esmero com que foi preparado. Tanto no texto, cheio de fantasias quanto nas ilustrações, percebemos uma linda contribuição das irmãs Luciana Ribeiro (texto) e Juliana Ribeiro (ilustração).
    Foi com grande prazer e orgulho que me debrucei sobre este livro e li a historinha da Ana Folha e a turma do lixão, a forma lúdica como transmite a mensagem ecológica é encantadora, a água, o ar, o solo, a arvore, os animais interagindo entre si, através de diálogos simples e representando um comportamento que todo ser humano deveria assumir, como sendo parte do meio ambiente.
    As ações dos personagens são representadas por diversas atitudes que podemos e devemos adotar em nosso dia a dia, como forma de contribuir para uma mudança radical nos modos de consumo atuais, é preciso uma transição planetária para que possamos chegar a um mundo melhor, e para que serve a educação senão para provocar esta mudança? A contribuição deste livro é imensa neste processo transicional, que o exemplo sirva para arrastar outros educadores.
    Luciana também mantém o site http://www.ecopedagogia.bio.br/, excelente ferramenta de divulgação das ações ambientais em todo nosso país.

    ResponderExcluir
  3. Professor Igor,

    Olá!
    Obrigada pela comunicação pedagógica!!@@
    O seu apoio acadêmico é muito importante pra divulgação do meu trabalho literário...(bons conselhos nos ajudam a eco-pensar nas responsabilidades que temos cumprir no planeta Terra!)
    Deus te abençoe sempre!@@
    Você também é nota 1@@@ e muito atencioso com seus alunos!..
    Conte com minha parceria verde!
    Vou imprimir essa eco-dedicatória e colocar no meu portfólio de trabalho..kksou eco-esperta, viu??
    Desejo sucesso pra sua eco-carreira profissional e pra toda a família!!@@
    Respeitosamente,Luciana Ribeiro

    ResponderExcluir