terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Temporais devem dar trégua a parte de Minas Gerais nesta terça

PREVISÃO PARA ESTA TERÇA, DIA 03
SUDESTE
A partir desta terça, dia 03, a frente fria avança para o Norte, fazendo com que os temporais deem uma trégua a Belo Horizonte e a todo o Estado do Rio de Janeiro, incluindo a Serra. Por outro lado, a chuva forte passa a atingir todo o Espírito Santo, além do Leste e Norte de Minas Gerais, principalmente na região de Jaíba, onde o acumulado pode passar dos 100 milímetros no decorrer do dia, correspondendo a dois terços da média de janeiro.
Em São Paulo, a previsão é de tempo seco na maior parte do Estado, apenas com algumas pancadas isoladas de fim de tarde sobre o Norte. A temperatura mínima, registrada durante a madrugada, entra em declínio sobre o Sul e Leste de São Paulo e no Sul de Minas Gerais, variando entre 11°C e 13°C em vários municípios. Já à tarde, por conta do retorno do sol, a temperatura máxima sobe em São Paulo, Rio de Janeiro e em boa parte de Minas Gerais. Entre o Espírito Santo e o norte de Minas Gerais, a temperatura fica mais baixa, em função do excesso de nuvens.
SUL
O avanço de uma massa de ar polar provoca acentuado declínio da temperatura mínima em toda a região Sul, com mínima inferior aos 5°C nos municípios localizados em áreas mais elevadas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e entre 5°C e 10°C no sul do Paraná. No decorrer do dia, o sol predomina e a temperatura sobe, passando dos 30°C no Centro e Oeste do Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina e no interior do Paraná.
Um ciclone extratropical mantém os ventos fortes de quadrante sul, com rajadas em torno dos 60 quilômetros por hora entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O mar permanece agitado ao longo de toda a costa do Rio Grande do Sul e litoral Sul de Santa Catarina. Além disso, a umidade relativa do ar deve cair de forma acentuada durante a tarde em todo o Centro e Oeste do Rio Grande do Sul, Oeste e Norte de Santa Catarina e em boa parte do Paraná.
CENTRO-OESTE
Nesta terça, a chuva permanece concentrada sobre o Norte, atingindo o Distrito Federal, o Centro e Norte de Mato Grosso e Norte de Goiás. Chove forte sobre o Nordeste de Goiás, com acumulado médio em torno dos 50 milímetros em Posse. Por outro lado, o tempo permanece seco em boa parte de Mato Grosso do Sul, onde o calor aumenta cada vez mais. O mesmo ocorre no Sul de Mato Grosso. Porém, o excesso de nuvens deixa a máxima mais baixa sobre o Norte de Goiás e de Mato Grosso.
NORDESTE
A frente fria provoca chuva generalizada sobre o Centro, Oeste e Sul da Bahia, Oeste e Sul do Maranhão e Sul do Piauí. Temporais atingem o Oeste e Sudoeste da Bahia, com acumulado médio em torno dos 50 milímetros. Também chove de forma isolada sobre o Norte do Ceará e a Costa do Rio Grande do Norte. O calor predomina sobre o Leste e Norte do Nordeste, com exceção do interior da Bahia e Sul dos Estados do Piauí e do Maranhão.
NORTE
O padrão de ocorrência de chuva não muda nesta terça e os temporais prosseguem sobre o Tocantins, Rondônia, Acre e Sul do Amazonas e Pará. Pelo segundo dia consecutivo, chove forte sobre Rondônia. Em Ariquemes, o acumulado chega aos 100 milímetros. Portanto, em dois dias, deve chover 230 milímetros sobre a região, correspondendo a quase 75% da média do mês de janeiro.
No Sudeste de Tocantins, região de Natividade, o acumulado também será elevado nesta terça, oscilando em torno dos 90 milímetros (quase 35% da média de janeiro). Já sobre o Norte da região, a chuva será mais isolada, ocorrendo preferencialmente sobre o Amapá. Faz calor sobre o Centro e Norte da região. Já entre o Acre e Tocantins, o excesso de nuvens deixa a temperatura máxima mais baixa.
PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS
SUDESTE
Nesta quarta, dia 04, os temporais ficam ainda mais restritos, atingindo o Norte do Espírito Santo e o Nordeste de Minas Gerais, com acumulado médio entre 20 e 50 milímetros. Além das duas áreas, chove de forma mais fraca no interior do Rio de Janeiro, todo o Espírito Santo, em boa parte de Minas Gerais e no Sul de São Paulo. O frio da madrugada prossegue sobre parte de São Paulo e o Sul de Minas Gerais.
À tarde, o calor predomina no interior de São Paulo, Oeste de Minas Gerais e no Espírito Santo. No Rio de Janeiro, apesar da previsão de sol em vários municípios, os ventos fortes não deixam a temperatura subir muito.
Na quinta, dia 05, volta a chover em boa parte do Sudeste, sendo que entre o Espírito Santo, Belo Horizonte e a Zona da Mata de Minas Gerais, há previsão de chuva forte. Na sexta, dia 06, elevados acumulados de chuva atingem todo o Rio de Janeiro, Centro e Sul do Espírito Santo, boa parte de Minas Gerais e Nordeste de São Paulo. Entre os dias 07 e 11 de janeiro, a chuva forte também atinge todo o Estado de São Paulo, além do Rio de Janeiro, Centro e Sul do Espírito Santo e boa parte de Minas Gerais.
SUL
O frio da madrugada prossegue sobre os três Estados da Região Sul, com mínimas inferiores aos 10°C entre o Norte do Rio Grande do Sul e o Leste e Sul do Paraná, nesta quarta. A chuva retorna à região, sendo fraca e isolada e atingindo a Costa dos três Estados. Mesmo assim, o calor predomina em boa parte da região. Apenas na Serra Geral, no litoral Sul de Santa Catarina e na Costa do Rio Grande do Sul, a temperatura máxima permanece mais baixa. Os ventos perdem força e a agitação marítima começa a diminuir. A umidade relativa do ar permanece baixa em boa parte do Paraná, Oeste e Norte de Santa Catarina e no Oeste do Rio Grande do Sul durante a tarde.
Nesta quinta, a chuva isolada e com baixo acumulado atinge partes do Paraná e o litoral Norte do Rio Grande do Sul. Já a partir da sexta, uma nova área de baixa pressão favorece o retorno da chuva mais generalizada ao Paraná, Santa Catarina e Norte do Rio Grande do Sul. De forma geral, o acumulado deve ser baixo, com exceção da Costa do Paraná e litoral Norte de Santa Catarina.
A previsão para os dias entre 07 e 11 de janeiro, é de chuva, com cada vez mais intensidade, atingindo o Paraná, Santa Catarina e o Norte do Rio Grande do Sul. Também deve haver elevado acumulado de chuva sobre o Leste do Paraná, Leste de Santa Catarina, e Nordeste do Rio Grande do Sul. No interior dos três Estados, o acumulado deve ser menor, sem grandes alterações no atual quadro de estiagem.
CENTRO-OESTE
As áreas de instabilidade causam chuva sobre boa parte do Estado de Mato Grosso, nesta quarta, incluindo alguns municípios do Sul do Estado. Por outro lado, a chuva de Goiás atinge o Oeste e Norte do Estado, além do Distrito Federal. Chove forte sobre o Nordeste de Mato Grosso, com acumulado médio acima dos 100 milímetros. O calor predomina em Mato Grosso do Sul e no Sul dos Estados de Mato Grosso e de Goiás, porém o excesso de nuvens deixa a máxima mais baixa sobre o Norte da Região.
Nesta quinta, destacam-se os temporais previstos para a divisa de Goiás com Mato Grosso. Já na sexta, as chuvas mais fortes concentram-se sobre o Leste de Goiás e Distrito Federal. Entre os dias 07 e 11 de janeiro, a chuva forte passa a atingir quase toda a região Centro-Oeste, com exceção do Sul e Oeste de Mato Grosso do Sul. A estimativa é de acumulado de mais de 50 milímetros na maior parte dos municípios.
NORDESTE
A região Nordeste deve ter chuva, nesta quarta, atingindo boa parte do Maranhão, Piauí, Ceará e Bahia, além do Oeste de Pernambuco. Temporais atingem o Sul da Bahia e o Sul do Maranhão e Piauí, com acumulado médio em torno dos 40 milímetros. A temperatura máxima cai ainda mais sobre o interior da Bahia, indicando intensificação de um período relativamente prolongado de tempo fechado, chuvoso e com temperatura mais baixa.
Já no Leste e Norte do Nordeste, o calor prossegue, mesmo com a previsão de chuva mais espalhada. Na quinta, a precipitação generalizada prossegue sobre o Maranhão, Piauí, Bahia e Oeste do Ceará e de Pernambuco. Os maiores acumulados concentram-se sobre o Leste do Maranhão, com acumulado médio em torno dos 50 milímetros. A partir de sexta, a chuva começa a perder força. Entre 07 e 11 de janeiro, ela continua enfraquecendo sobre todo o Nordeste.
NORTE
Boa parte dos municípios do Norte devem ter chuva nesta quarta. A exceção fica por conta do Sul do Acre e Rondônia, onde as precipitações perdem força. Os mais fortes temporais concentram-se sobre Tocantins e Sul do Pará, com acumulado de mais de 60 milímetros em alguns municípios. Faz calor sobre o Centro e Norte da região.
 Já entre o Sudoeste e Tocantins, o excesso de nuvens provoca queda na temperatura máxima. No Acre e em Rondônia, a diminuição da chuva favorece a elevação da temperatura. Na quinta, os maiores temporais permanecem concentrados entre o Tocantins e o Pará. Já na sexta, deve chover forte sobre o Pará. Entre os dias 07 e 11 de janeiro, a precipitação migra para o Oeste da região, atingindo os Estados de Amazonas e Rondônia, além de partes do Pará e Acre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário