quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Bahia e Sergipe também sofrem com a seca

Amilton Vieira
Mandioca está entre os produtos mais afetados pela estiagem na Bahia
O Nordeste do país também tem sofrido com a estiagem, a exemplo do que está ocorrendo na Região Sul. Na Bahia, 123 municípios decretaram estado de emergência - 121 estão no Semiárido baiano. O governo estadual vai liberar recursos para o transporte de água em carros pipas para 59 cidades.

O coordenador da Defesa Civil do estado, Salvador Brito, estima que as perdas na agricultura familiar são de pelo menos 70%. As culturas mais prejudicadas são feijão, milho e mandioca. Segundo ele, o governo estadual ofereceu R$ 1,3 milhão para medidas emergenciais. "Nesse primeiro momento, o governo vai priorizar o abastecimento de água potável para consumo humano, a construção de cisternas emergenciais e a ampliação e limpeza dos reservatórios de água", disse Brito. Representantes do governo da Bahia pediram a União a liberação emergencial de R$ 30 milhões para o estado.

Em Sergipe, em torno de 65 mil pessoas já foram afetadas pela estiagem e 10 municípios decretaram situação de emergência, o que levou a Coordenadoria Especial da Defesa Civil (Codec) a distribuir água por meio da Operação Pipa, com o auxílio de mais de 110 caminhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário