terça-feira, 1 de novembro de 2011

ONU elabora novo plano de medidas para proteger oceanos

Documento será analisado durante a Rio+20, em junho de 2012

Por Globo Rural
 Shutterstock
Quatro organismos da Organização das Nações Unidas (ONU) se reuniram nesta terça-feira (1/11) para apresentar um plano de melhora da gestão dos recursos oceânicos e das áreas litorâneas, uma vez que 60% dos principais ecossistemas marítimos estão deteriorados ou sendo utilizados de maneira incompatível com sua conservação.

O documento será analisado durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Rio+20), que acontece em junho de 2012. O objetivo é adotar medidas concretas para criar um mercado mundial de “carbono azul”, o dióxido de carbono armazenado nos oceanos, como meio de obter benefícios econômicos diretos mediante a proteção do hábitat.

Os autores do plano destacam que, embora os oceanos cubram 70% do planeta, somente 1% de sua superfície está protegida, e lamentam que nos últimos 50 anos a extensão dos recifes de coral tenha diminuído em 20%, consequência direta da vulnerabilidade nas zonas litorâneas densamente povoadas.

As organizações envolvidas também querem fortalecer os marcos jurídicos para tratar o problema de extinção das espécies aquáticas, além de reforçar a eficácia do sistema das Nações Unidas em suas atividades relacionadas com os oceanos para fortalecer a economia de nutrientes e contornar o baixo teor de oxigênio dos oceanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário