quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Preocupação ambiental leva construtoras a adotarem projeto de gerenciamento de resíduos

Assessoria/Teia
Palestras conscientizam operários sobre importância do gerenciamento de resíduos
A preocupação com o meio ambiente tem feito com que alguns segmentos adotem uma rotina diferenciada, voltada para a conscientização ambiental e para a proteção dos recursos naturais. A construção civil é um deles. Responsável por mais da metade do volume de resíduos sólidos gerados em meios urbanos, o setor – que está em expansão - tem adotado o Projeto de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC), que visa a implantação de uma série de ações que proporcionam não só um melhor reaproveitamento dos materiais utilizados nas obras, mas a destinação correta dos resíduos.
A empresa de consultoria Teia Serviços Ambientais tem trabalhado na implantação do PGRCC em diversos canteiros de obras localizados em Alagoas, beneficiando não só o meio ambiente, mas conscientizando trabalhadores e garantindo renda para famílias que sobrevivem da reciclagem de materiais.
Por meio do PGRCC, baias são construídas nos canteiros de obras para que os resíduos sejam depositados separadamente e depois tenham a destinação correta, seguindo para cooperativas de reciclagem, para o aterro sanitário e até para o ferro-velho, a depender dos materiais.
Estabelecimentos comerciais também são beneficiados. Por meio de parcerias, a madeira que sobra nos canteiros de obras vira lenha nas padarias, que em troca entrega pães e tortas que servem de lanche para os trabalhadores. Uma forma de incentivar a separação dos materiais entre os operários.
As ações de educação e conscientização ambiental voltadas para os trabalhadores das obras também são fundamentais para que o PGRCC seja implantado. Para isso, a Teia Serviços Ambientais realiza frequentemente palestras que abordam temas como o próprio Projeto de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil, desmatamento, controle de zoonoses e até proliferação do mosquito da dengue.
Como afirma o ecólogo Mateus Gonzalez, da Teia Serviços Ambientais, a colocação de placas educativas nos canteiros de obras também tem um papel importante no processo de implantação do PGRCC. “Por meio dessas placas, os operários são levados a depositar os materiais em seus devidos locais, não deixando que eles fiquem espalhados pela obra”, afirma.

Assessoria/Teia
Placas identificam os locais corretos...

O resultado da implantação do Projeto de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil pode ser conferido no próprio canteiro de obras, que torna-se mais organizado e ganha um aspecto mais limpo e ordenado.
Ao contrário do que se possa imaginar, ser responsável pela geração de mais da metade do volume de resíduos sólidos em meios urbanos não é problema para o setor de construção civil, já que 90% desses resíduos são recicláveis. A questão é fazer com que exista o correto gerenciamento dessas sobras geradas nos canteiros de obras, o que acaba sendo proporcionado pelo PGRCC.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário