quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Trem com lixo nuclear tem reforço policial para chegar à Alemanha

Um comboio ferroviário que transporta lixo nuclear e viaja da França para a Alemanha está parado perto da fronteira entre os dois países e busca nesta quinta-feira (24) um itinerário que evite passar próximo a manifestações hostis.


Trem que transporta lixo nuclear aguarda em Remilly, perto da fronteira com a Alemanha, para seguir viagem. A polícia acompanha o trajeto para conter manifestações hostis (Foto: Vincent Kessler/Reuters)O trem com 11 vagões carregados com resíduos nucleares provenientes da usina de Beamount-Hague, no noroeste da França, segue para para Gorleben, no norte alemão.

O transporte ferroviário pode optar por três diferentes rotas na Alemanha para evitar protestos, que já ocorreram durante o percurso francês. Na última quarta-feira (23) foram registrados confrontos violentos, onde ativistas tentaram bloquear o comboio, mas seis deles acabaram presos e terão que comparecer no tribunal sob a acusação de posse de armas e entrada em uma zona ferroviária.

Como resultado desses confrontos, o trem iniciou sua viagem com atraso. Cerca de 2 mil policiais foram mobilizados para garantir a transferência do material radioativo do lado francês. Na Alemanha, dezenas de milhares de manifestantes se preparam para protestar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário