segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Mudanças no clima ameçam rios Nilo e Limpopo, alerta estudo

Por AFP
AFP
Rio Nilo
Rio Nilo: estudo aponta problemas com as mudanças climáticas
Johannesburgo - As temperaturas globais em elevação e as mudanças nos padrões de chuva podem afetar a vazão dos rios Nilo e Limpopo, na África, alertou esta segunda-feira um grupo de pesquisas especializado em agricultura.
O Grupo Consultivo em Pesquisa Agrícola Internacional, um "think-tank" global, alertou que as mudanças climáticas podem ter efeitos muito grandes em países que compartilham rios, aumentando o risco de conflitos com base na disputa por recursos hídricos, que já são a causa de relações regionais espinhosas.
O estudo demonstrou maior preocupação com a bacia do rio Limpopo, que passa por regiões de Botsuana, África do Sul, Moçambique e Zimbábue, e corta uma região que já sofre com a seca crônica.
As descobertas foram apresentadas durante o Fórum sobre Comida e Água, em Pretória, África do sul.
Segundo as projeções do grupo, até 2050 o clima mais quente e o volume menor de chuvas pode afetar a produção de alimentos e aprofundar a pobreza.
"Precisamos perguntar se as atuais estratégias de desenvolvimento da agricultura no Limpopo, baseadas nos níveis atuais de disponibilidade hídrica, são de fato realistas com relação a um futuro climático que pode trazer novos desafios e oportunidades diversas", afirmou Simon Cook, cientista que trabalhou no projeto.
"Em algumas partes do Limpopo até mesmo o uso disseminado de inovações como a irrigação por gotejamento pode não ser suficiente para superar os efeitos negativos das mudanças climáticas sobre a disponbilidade d'água", acrescentou Cook.
No caso do Nilo, os cientistas previram que uma evaporação maior poderá "reduzir o balanço hídrico da parte superior da Bacia do Nilo Azul".

Nenhum comentário:

Postar um comentário