quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Projeto ambiental da Ambev e WWF-Brasil vence prêmio global da AB Inbev

Uma iniciativa desenvolvida no Distrito Federal - o Projeto Bacias, parceria do Movimento CYAN com o WWF-Brasil – é a vencedora do Prêmio Global 2011 (Dia Mundial do Meio Ambiente) da Anheuser-Busch Inbev, maior grupo de cervejarias do mundo. 
 
Em sua terceira edição, a premiação visa reconhecer as melhores práticas desenvolvidas pelas unidades nos 23 países onde o grupo atua. Este ano, o Prêmio Global recebeu a inscrição de 700 projetos - os melhores são compartilhados e servem de modelo para a atuação das demais fábricas da AB Inbev. 
 
Somadas, as ações envolvem aproximadamente 59 mil funcionários, 5,5 mil voluntários nas comunidades locais e três mil organizações parceiras.
 
 
O Projeto Bacias foi lançado em 2010 com o objetivo de promover a recuperação, conservação e a gestão da bacia Corumbá-Paranoá, no Distrito Federal, uma das principais do País. 
 
Um dos destaques do projeto é a atuação com diferentes públicos, a partir do modelo de gestão participativa que inclui funcionários da Ambev, governo, sociedade e líderes comunitários. Por meio da mobilização local e de atividades com a comunidade, o projeto realizou um ecomapeamento da região, além da construção de um viveiro de mudas na fábrica da Ambev. A parceria mantém um monitoramento mensal de qualidade de água no Córrego Crispim e em mais cinco córregos que abastecem o Lago Paranoá, entre outras ações.
 
 
“Estamos muito contentes com o Prêmio. Essa iniciativa é uma extensão daquilo que já fazemos dentro das nossas unidades. Queremos dividir os nossos valores e preocupação com o meio ambiente”, explica Tattiana Torres, gerente regional de Meio Ambiente.

Para o coordenador do Programa Água para a Vida, do WWF-Brasil, Samuel Barrêto, a gestão dos recursos hídricos é fundamental, especialmente em uma região como o Planalto Central do Brasil, um enorme divisor de águas continentais.  "Daqui, saem águas que vão abastecer as bacias do Tocantins-Araguaia ao norte e a bacia do Prata, ao sul.  Assim, percebe-se que este premiado trabalho está apenas começando - e começando muito bem", comemorou Barrêto.
 
 
Tattiana Torres e a especialista em Meio Ambiente Renata Van de Veken, que representam o Projeto, terão direito a uma viagem com acompanhantes para Buenos Aires. Como resultado dos esforços da força de trabalho na unidade fabril do Gama (DF), que congrega as ações do ‘Bacias’, a filial já antecipou o cumprimento das metas ambientais estabelecidas para 2012. 
 
 
Seguindo as diretrizes globais traçadas pela Anheuser-Busch InBev, a Ambev assumiu o compromisso de reduzir para 3,5 litros  a quantidade de água utilizada na produção de 1 litro de bebida e em 10% a emissão de CO2. A fábrica de Brasília superou a meta, com 3,4 litros, antes mesmo do fim do prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário