quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Especialista destaca influência do meio no desempenho dos trabalhadores

Huambo
Especialista destaca influência do meio no desempenho dos trabalhadores

Huambo – O mestre em prevenção de riscos laborais e qualidade do meio ambiente Fernando Ferreira Vicente destacou hoje, quarta-feira, a influência que o meio ambiente exerce no bom desempenho dos funcionários nos seus locais de trabalho.
 
Advogou, por esta razão, a necessidade das instituições públicas e privadas apostarem na melhoria da qualidade do meio ambiente, com vista a aumentar a produtividade dos funcionários e evitar acidentes de trabalho.
 
Em declarações à Angop, a propósito das "implicações do meio ambiente no desempenho dos funcionários", o especialista reconheceu, entretanto, haver fraca informação sobre a importância do meio ambiente no local de trabalho e a sua influência directa na produtividade.
 
Apontou o cheiro nauseabundo, a pouca ventilação e iluminação, os riscos ergométricos, humidade, aglomeração de funcionários em espaços reduzidos como sendo os principais aspectos que colocam em risco a qualidade do meio ambiente nos locais de trabalho.
Disse ainda que a falta de distribuição de funções e responsabilização individual cria, em muitos casos, fadiga e stress aos funcionários, situação que, segundo ele, também se repercute negativamente no desempenho dos trabalhadores.
Segundo o especialista Fernando Vicente, a questão da relação entre o meio ambiente e o laboral tem a ver directamente com a noção de evolução do conceito de qualidade daquilo que se produz, cujas implicações reflectem-se no estado da infra-estrutura (local de serviço), do trabalhador, dos meios de produção e dos bens produzidos.
“Para uma empresa produzir em grande escala e em qualidade, precisa melhorar as suas condições ambientais e efectuar estudos de impacto ambiental. É preciso compreendermos que o meio ambiente é todo o espaço onde se desenvolve actividade humana, não se pode limitar o conceito de meio ambiente, muito menos separá-lo”, frisou.
Para o mestre em prevenção de riscos laborais e qualidade do meio ambiente, a melhoria do ambiente de trabalho, que considera ser uma questão ética e de gestão, insere-se na definição restrita de saúde que, segundo ele, é o bem-estar físico, social e económico do indivíduo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário