domingo, 27 de fevereiro de 2011

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO AMBIENTAL NA EMPRESA

Necessidade e Importância da Gestão Ambiental para a Empresa


Por danos e efeitos ambientais possíveis de ocorrerem durante o ciclo de vida do produto compreendem-se todos os impactos sobre o meio ambiente, inclusive a saúde humana, decorrentes da obtenção e transporte de matérias- primas, da transformação, ou seja, a produção propriamente dita, da distribuição e comercialização, do uso dos produtos, da assistência técnica e destinação final dos bens. Devemos salientar que a empresa é a única responsável pela adoção de um SGA e por conseguinte de uma política ambiental. Só após sua adoção, o cumprimento e a conformidade devem ser seguidos integralmente, pois eles adquirem configuração de “sagrados”. Portanto, ninguém é obrigado a adotar um SGA e/ou Política Ambiental; depois de adotados, cumpra-se o estabelecido sob pena da organização cair num tremendo descrédito no que se refere às questões ambientais.

Avaliação Ambiental Inicial
O processo de implementação de um sistema de gestão ambiental começa pela avaliação ambiental inicial. Na prática, esse procedimento pode ser realizado com recursos humanos internos ou externos, pois, quando a empresa já dispõe de pessoal habilitado ou relacionado com questões ambientais, por exemplo, técnicos da área de saúde e segurança do trabalho ou controle de riscos), essa tarefa poderá ser feita internamente. Por outro lado, não existindo tal possibilidade, a organização poderá recorrer aos serviços de terceiros, quer seja ao de consultores autônomos ou ao de firmas de consultoria ambiental. Empresas em geral e as mais poluentes em particular possuem uma série de problemas ambientais que vão desde suas fontes poluidoras, destino de resíduo e despejos perigosos, até o cumprimento da legislação ambiental o que constitui falta de gerencianto ambiental. Verdade é que, muitas vezes, as empresas mal conseguem perceber suas deficiências em termos de meio ambiente, pois vários aspectos contribuem para isso, como por exemplo:

  • • Falta de percepção ou conscientização ecológica de dirigentes e colaboradores.
  • • Forma tradicional de produção, tratamento de efeitos poluidores no fim do processo industrial.
  • • Redução de despesas, a qualquer custo, em detrimento do meio ambiente.
  • • Manutenção da competitividade em setores que em geral não cuidam das questões ambientais.
  • • Falta de monitoramento ou fiscalização dos órgãos ambientais competentes.
  • • A avaliação ambiental inicial permite às organizações:
  • • Conhecer seu perfil e desempenho ambiental.
  • • Adquirir experiência na identificação e análise de problemas ambientais.
  • • Identificar pontos fracos que possibilitem obter benefícios ambientais e econômicos, muitas vezes óbvios.
  • • Tornar mais eficientes à utilização de matérias-primas e insumos.
  • • Servir de subsídios para fixar a política ambiental da organização.

A avaliação ambiental inicial pode ser executada com recursos humanos internos ou mediante a contratação de serviços de terceiros, quer seja com um especialista autônomo ou firma de consultoria. Para a execução da avaliação ambiental, podem ser usadas várias técnicas isoladamente ou de forma combinada - sempre dependerá da atividade ou organização a ser avaliada. As principais técnicas comuns para fazer a avaliação podem incluir:

  • • Aplicação de questionários previamente desenvolvidos para fins específicos.
  • • Realização de entrevistas dirigidas, com o devido registro dos resultados obtidos.
  • • Utilização de listas de verificação pertinentes às características da organização. Estas se mostram muito apropriadas para analisar atividades, linhas de produção ou unidades fabris semelhantes, permitindo comparações.
  • • Inspeções e medições diretas em casos específicos, como por exemplo: emissões atmosféricas, quantidades e qualidade de despejos.
  • • Avaliação de registros de ocorrências ambientais, como infrações, multas, etc.
  • • Benchmarking ou seja, técnica de estudo das melhores práticas, sejam elas de setores da própria organização ou de terceiros, permitindo adotá-las ou aprimorá-las.

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