sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Exposição sobre Mata Atlântica percorre 12 capitais brasileiras

A exposição faz parte da campanha "A Mata Atlântica é aqui"/Foto: Divulgação
Em comemoração aos 25 anos da organização, a organização SOS Mata Atlântica vai visitar, em um ano, as 11 capitais que abrigam o bioma, mais Brasília, por meio da exposição "Sua mata, sua casa". O objetivo é mobilizar a sociedade e mostrar que a Mata Atlântica está diretamente ligada à vida local.
Quem visitar a exposição vai ter à disposição ferramentas como iPads e mesa touch-sreen para aprender mais sobre o bioma, além de poder participar de rodas de conversa, oficinas e apresentações.
Em cada cidade que a exposição passar, um bike repórter da organização vai coletar impressões e depoimentos dos cidadãos sobre sustentabilidade e meio ambiente locais. Esses registros serão colocados na "Árvore dos desejos", feita de garrafas PET e embalagens TetraPark pela Cooperativa Social de Trabalho e Produção de Arte Alternativa e Coleta seletiva, a mesma que criou as artes que permeiam toda a exposição.
Todos os dados coletados irão compor um dossiê do projeto, com demandas e manifestações da cidade, para ser entregue em Brasília e na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustanetável (Rio+20), que será realizada em 2012, no Rio de Janeiro.
Sua mata, sua casa
A exposição possui um formato de casa e é dividida por cômodos onde o público encontrará painéis informativos, vídeos, quizes, shows e palestras com informações sobre a atuação da SOS Mata Atlântica e da degradação ambiental sofrida pelo bioma.
Na cozinha, os visitantes poderão conhecer a variedade de frutas e alimentos nativos da floresta. No quintal da casa, uma biblioteca e o Túnel da Mata completam o cenário.
Programação
A exposição começou no dia 11 de fevereiro, no North Shopping Atlântica em Fortaleza, e vai até o dia 2 de março. A partir daí a casa da Mata Atlântica vai passar por Maceió, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e Recife.
A iniciativa tem o patrocínio de Bradesco Cartões e Natura, e conta com o apoio local dos shoppings centers

Nenhum comentário:

Postar um comentário