terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A próxima crise mundial será a da água. O próximo tema da ONU.


Estes dois átomos de hidrogênio unidos a um de oxigênio que chamamos de água estão presentes em toda a nossa vida. Mesmo o nosso corpo é constituído de cerca de 70% de água, proporção parecida com a da água em nosso planeta.
Com ela saciamos nossa sede, produzimos alimentos de toda ordem, vegetal e animal, utilizamos água em nossa indústria de todas as formas, como insumo para a produção, para gerar vapor nas caldeiras, para a limpeza e higienização de nossas casas, e até para conduzir nossos dejetos do banheiro para estação de tratamento de esgoto mais próxima.
Com o crescimento da população mundial e a crescente urbanização das cidades, precisamos cada vez mais de água, mas de água pura. O que vemos, porém, é o consumo cada vez maior de água e a perda da qualidade de nossos mananciais, pela poluição difusa nas cidades, de esgotos clandestinos, da poluição industrial e da agrícola, pelos agrotóxicos.
Nosso país é rico em água, mas cada vez cuidamos menos dela. Para termos água em quantidade e qualidade, precisamos preservar e proteger nossas minas e córregos com mata ciliar, que protege a água de poluição, de dejetos levados pelas chuvas e do assoreamento.
Estamos nos tornando o maior produtor de alimentos, quase a ponto de superar os EUA. Nenhum outro país tem a quantidade de água que temos no Brasil. Quando exportamos alimentos, estamos na verdade exportando água. Se não cuidarmos desse insumo, perderemos competitividade no comércio mundial de alimentos.
 O desperdício tem que ser combatido de todas as formas. Lavarmos a calçada com água potável. Podem escrever e me cobrar: daqui a alguns anos, essa prática será considerada crime ambiental. A captação de água de chuva será obrigatória para todos os imóveis. Usar água potável para limpeza rega de jardim e no vaso sanitário também será, em breve, crime ambiental, podem apostar.
A próxima crise mundial será a da água. Já temos países importando água para seus cidadãos. Na COP 16, a Conferência Mundial do Clima realizada há pouco em Cancun, no México, ouvimos que o tema das próximas reuniões da ONU será sobre a água - tal a dimensão que a falta desse insumo está criando no planeta, cada vez mais habitado por seres humanos que precisam e querem água para sobreviver.
Ser econômico no uso da água, protegê-la de poluições e dar condições para que a natureza produza água para nós é dever de todos. A remuneração do produtor rural que protege as minas e córregos é imperativo. Temos que cuidar da água como cuidamos de nossa família, com zelo e amor

Nenhum comentário:

Postar um comentário