segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Conta Social: Praia consciente

POR LEILA SOUZA LIMA


Rio - Desde sexta-feira, banhistas cariocas podem dar grande contribuição ao meio ambiente. Postos de salvamento das praias do Flamengo ao Pontal começaram a recolher óleo de cozinha usado, que será encaminhado à reciclagem. A iniciativa é da concessionária Orla Rio, em parceria com as empresas MBR Materiais Reciclados e Neutral. A ideia é chamar a atenção para a importância da reciclagem do óleo vegetal saturado, um dos piores agentes contaminadores da água.
Um litro de óleo pode contaminar até 1 milhão de litros de água — o equivalente ao consumo de uma pessoa por 14 anos. Despejado em ralos, o material entope as tubulações e contribui para proliferação de vetores de doenças no esgoto. Em contato com o mar, o resíduo passa por reações químicas e resulta na emissão de gás metano, vilão do efeito estufa.

Cada unidade poderá recolher 50 litros de óleo por dia e, a cada dois litros, o banhista ganha um produto de limpeza feito do óleo reciclado. “É importante que as pessoas passem a fazer da coleta uma rotina, como muitas empresas já fazem”, disse o vice-presidente da Orla Rio, João Marcello Barreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário