quinta-feira, 26 de abril de 2012

Chuva causa alagamentos em várias cidades do Paraná


JMA-Jornal Meio Ambiente | Fonte Gazeta do Povo  Fernanda Leitóles, Aline Peres e Derek Kubaski

A chuva constante registrada em Curitiba e região metropolitana causa estragos nesta quinta-feira (26). O Rio Belém transbordou e alagou casas na Vila Iguapê, no Boqueirão. Moradores da Vila Nova, Vila Pantanal e Vila Hortência, na capital, também temem que suas casas sejam invadidas, pois o nível dos córregos da região estava subindo no fim da manhã.
Uma das casas alagadas na Vila Iguapê é a da auxiliar de marcenaria Ana Paula Rodrigues, 34 anos. Segundo ela, os alagamentos na região são constantes e os moradores não aguentam mais ter prejuízos por causa da chuva.

O aposentado Lino Vidal dos Santos, 64 anos, reclamou da situação na Vila Hortência. Ele contou que há 15 anos convive com problemas por causa dos alagamentos e que perdeu tudo em uma enchente que ocorreu na Páscoa.
Alagamentos foram registrados também em Araucária e Fazenda Rio Grande, de acordo com o Corpo de Bombeiros.
Outras ocorrências
Moradores de uma residência no bairro Cidade Industrial, em Curitiba, ficaram ilhados por causa da chuva no início da manhã. O Corpo de Bombeiros foi acionado para prestar socorro à família, por volta das 7h40, pois os moradores não conseguiam deixar a residência.
A ocorrência foi registrada na Rua João Malucelli Neto. O Corpo de Bombeiros não soube informar quantas pessoas estavam no imóvel. O trabalho na Cidade Industrial foi encerrado às 8h25, segundo os bombeiros. Ninguém ficou ferido.
O muro nos fundos de uma casa, no bairro Tatuquara, em Curitiba, desmoronou nesta manhã. O caso ocorreu na Rua Júlio Batista Pereira. Ninguém ficou ferido, de acordo com a prefeitura de Curitiba.
Em Colombo, na RMC, parte de um muro desabou sobre automóveis na Rua Zacarias de Paula Xavier. Não havia informações sobre feridos, de acordo com o Corpo de Bombeiros.
Chuva em Francisco Beltrão
Em Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná, choveu 126 milímetros em 24 horas – das 7 horas de quarta-feira (25) até às 7 horas de quinta-feira (26), de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar. O índice corresponde a 73% dos 171 milímetros esperados para o mês de abril.
Guarapuava
A chuva que cai desde a madrugada deixou 10 casas alagadas em Guarapuava, região central do estado. Segundo o Corpo de Bombeiros, não houve feridos e apenas uma das casas está em situação de emergência.
Uma equipe da Defesa Civil de Guarapuava está no local para avaliar a situação e auxiliar as famílias atingidas. As casas ficam na Vila Karen, nas proximidades da BR-277. Não há registro de acidentes nesse trecho da rodovia.
Ponta Grossa
Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, foram registrados três alagamentos na Vila Princesa (bairro Uvaranas), Parque do Café (bairro Chapada) e Vila Raquel (bairro Contorno).
As polícias rodoviárias estadual e federal da cidade registraram quatro acidentes provocados pela chuva. Em um deles, na PR-151 (entre Carambeí e Ponta Grossa), um carro capotou e deixou três feridos.
As vítimas ainda estão sendo atendidas no local. Nos outros três acidentes, todos na BR-376, não houve feridos.

Previsão
A chuva deve continuar a cair em todo estado ao longo desta quinta-feira (26), segundo o Instituto Tecnológico Simepar. Em Curitiba, os termômetros marcam entre 14ºC e 18ºC nesta quinta-feira.
Em Guarapuava, no Centro-Sul, a mínima é de 12ºC e a máxima pode chegar aos 18ºC. A temperatura mais alta do Paraná nesta quinta deve ocorrer em Londrina, no Norte do estado, onde os termômetros marcam entre 18ºC e 24ºC.
Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, a temperatura fica entre 14ºC e 29ºC. A mínima é de 17ºC em Foz do Iguaçu, no Oeste, e a máxima prevista é de 23ºC.
A instabilidade perderá força na sexta-feira (27). Chuviscos devem ser registrados na região de Curitiba.
Uma nova frente fria chegará ao estado no sábado (28) e voltará a chover em todas as regiões. No domingo (29), a previsão é de que apenas chuviscos devem ser registrados, de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário