quinta-feira, 19 de abril de 2012

Lavanderia sustentável lucra cinco vezes mais

Na Lavanderia Prillav, mudança dos processos trouxe impactos positivos tanto para o meio ambiente quanto para a produtividade
De Rondonópolis (MT), vem o bom exemplo de como a sustentabilidade pode combinar boas práticas ambientais, sociais e aumento da competitividade da empresa. O faturamento da lavanderia Prillav cresceu cinco vezes após acabar com desperdícios de luz, de insumos e usar tecnologia para aproveitar melhor as condições climáticas locais.

Antes, a conta de luz salgada consumia boa parte da receita e o maquinário antigo desperdiçava também os insumos usados na linha de lavagem. Para resolver o problema, o engenheiro e dono da pequena empresa, Paulo Gomes, elaborou um projeto de troca dos equipamentos, automação dos processos e treinamento dos funcionários.

Ele também substituiu os solventes químicos por biodegradáveis e decidiu aproveitar a luz natural e o clima quente da cidade na secagem das roupas. As secadoras mais potentes, usadas nas entregas de curto prazo, deixaram de ser movidas a energia elétrica. Hoje, a lavanderia replica o modelo em três franquias e contratou 16 colaboradores.

"Trocamos por gás. Graças a todas essas medidas, a conta de luz caiu 20%, reduzimos o consumo de água e de outros produtos", afirma o primeiro franqueado da marca, Gustavo Esteves. "A sustentabilidade ambiental tem de caminhar junto da econômica. Não há como fugir desse desafio", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário