segunda-feira, 16 de abril de 2012

Primeira ferramenta do mundo para extrair látex é lançada em São Paulo

Editora Globo
Uma ferramenta inédita para extrair látex foi apresentada em São Paulo. Com o nome de FAS2, a nova faca automatizada promete revolucionar a atividade. "A sangria é muito difícil e incômoda. Foi pensando em melhorar as condições dos trabalhadores, que desenvolvi o equipamento com ergonomia adequada para os seringueiros", diz Gimário Libório, empresário que desenvolveu o produto.

A FAS2 possui um mecanismo inteligente, que trava ao entrar no cerne da árvore, alcança 98% dos vasos da planta, com amplo aproveitamento dela. O método tradicional, de sangria manual, aproveita 60% dos vasos. Outra vantagem oferecida do produto é a agilidade. Enquanto um trabalhador sangra três árvores por minuto, a máquina sangra dez.

De acordo com Libório, a FAS2 é muito fácil de ser manuseada e vai possibilitar que o trabalhador seja capacitado em apenas um dia. Hoje são gastos três meses para tornar um trabalhador apto para a prática da sangria. O produto foi testado por seis meses em diversos seringais brasileiros e já está disponível para ser comercializado. A sugestão de preço ao consumidor final oscila entre R$ 3,4 mil e R$ 3,8 mil.

"O reconhecimento da ferramenta desenvolvida pelo empreendedor é resultado de um planejamento que contou com a participação do Sebrae em todas as etapas", diz José Carlos Cavalcante, gerente do Sebrae regional de Presidente Prudente.

Fonte Globo Rural por  Luciana Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário