quinta-feira, 12 de abril de 2012

Petrobras terá usina de energia solar a partir de 2014

A Petrobras vai instalar uma usina de energia solar de 1,1 MW em Alto do Rodrigues, município do Rio Grande do Norte situado a 200 quilômetros de Natal - a previsão para o início da operação é o segundo semestre de 2014. O empreendimento, orçado em R$ 20,9 milhões, estará sediado no terreno da Usina Termelétrica (UTE) Jesus Soares Pereira (da estatal) e a energia gerada será utilizada pela própria companhia.

O sinal verde para o projeto de pesquisa e desenvolvimento da usina foi dado na segunda-feira, 2 de abril, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que concedeu parecer favorável. A iniciativa começará a ser desenvolvida este ano e contribuirá para o aperfeiçoamento dos dados públicos sobre geração de energia solar (fotovoltaica), expansão da rede de laboratórios de ensaios e certificação de equipamentos, e para a formação de profissionais de nível técnico e superior dedicados a essa área.

Para o desenvolvimento desse projeto será implantada uma plataforma experimental de 10 kW, como modelo de usina, no laboratório de eletrônica de potência e energias renováveis do departamento de engenharia elétrica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Paralelamente, o Centro de Tecnologias Renováveis do Gás & Energias Renováveis (CTGAS-ER), núcleo de pesquisa e formação da Petrobras em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), instalado em Natal, será capacitado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para realização de serviços de prospecção solar.

Serão instaladas no CTGAS-ER seis estações de captação de dados da energia solar que funcionarão de forma complementar ao Sistema Nacional de Organização de Dados Ambientais (Rede Sonda) do Inpe. Uma estação desse tipo já está em operação na UTE Jesus Soares Pereira desde julho de 2011.

O projeto da Petrobras foi aprovado na chamada pública da Aneel nº 013/2011 (Arranjos Técnicos e Comerciais para Inserção da Geração Solar Fotovoltaica na Matriz Energética Brasileira), que recebeu 18 propostas, totalizando investimentos de R$ 395,9 milhões. Dessas, 15 foram aprovadas e três ainda estão em análise por áreas técnicas da Aneel, do Ministério de Minas e Energia (MME) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário