quinta-feira, 19 de abril de 2012

SFB destina cerca de 200 mil hectares para produção sustentável de madeira

JMA-Jornal Meio Ambiente | Fonte Ecod


floresta amaz�ica
Floresta Amazônica conta com hectares disponíveis para o manejo sustentável da madeira/Foto: Vihh
O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) vai abrir licitação para exploração de 197,6 mil hectares de Floresta Amazônica. Dois editais serão publicados objetivando a produção de madeira e de produtos não madeireiros de forma legal e sustentável na Amazônia.
No primeiro edital, 111,3 mil hectares da Floresta Nacional (Flona) de Jacundá, em Rondônia, serão divididos em uma unidade de 55 mil hectares, outra de 32,7 mil hectares e uma de 23,6 mil hectares. O segundo é destinado ao manejo de 86,3 mil hectares na Flona Saracá-Taquera, no Norte do Pará, em uma unidade de 59,4 mil hectares e outra de 26,9 mil hectares.
Para participar das licitações, os candidatos devem apresentar um valor maior que o definido pela SFB para o metro cúbico de madeira. Na Flona de Jacundá, esse valor é R$ 56,94 por metro cúbico e na Flona Saracá-Taquera, R$ 53,27. Os candidatos têm que apresentar também uma proposta técnica que contenha, entre os indicadores, o número de empregos a serem gerados, o grau de processamento local do produto e o aproveitamento de resíduos florestais.
Os editais trazem ainda informações sobre condições de logística para o escoamento da madeira, volumetria das espécies encontradas na região, indicadores eliminatórios, classificatórios e bonificadores para a concessão. Os editais podem ser consultados até o dia 11 de junho de 2012 no site do SFB.
Manejo florestal
O manejo florestal é um conjunto de técnicas empregadas para colher cuidadosamente parte das árvores grandes de uma floresta de tal maneira que as menores, a serem colhidas futuramente, sejam protegidas. Com a adoção do manejo, a produção de madeira pode ser contínua ao longo dos anos, ou seja, trata-se da administração da floresta para obtenção de benefícios econômicos e sociais, respeitando-se os mecanismos de sustentação ambiental dos ecossistemas.
O decreto de 1994 que regulamentou a exploração das florestas na Amazônia define o manejo sustentável como "a administração da floresta para a obtenção de benefícios econômicos e sociais, respeitando-se os mecanismos de sustentação do ecossistema objeto do manejo". Atualmente, o conceito foi ampliado para manejo florestal de uso múltiplo, passando a incluir "múltiplos produtos e subprodutos não-madeireiros, bem como a utilização de outros bens e serviços naturais da floresta".

Nenhum comentário:

Postar um comentário