sexta-feira, 20 de abril de 2012

Antropólogo indígena Yupari tukano diz que não comemora Dia do Índio


JMA-Jornal Meio Ambiente | Fonte PA por Gláucia Chair

O índígena João Rivelino Rezende Barreto, Yupuri Tukano, formado em Filosofia, com Mestrado em Antropologia pela Universidade Federal do Amazonas, falou com o portalamazonia.com sobre o Dia do Índio. Yupuri mora em Manaus há 10 anos. Nascido na comunidade São Domingos Sávio, em São Gabriel da Cachoeira, no Alto Rio Negro, no Amazonas, trabalha atualmente com pesquisa na Universidade Estadual do Amazonas.

Confira a entrevista:

Portal Amazônia: Qual é sua visão sobre a data 19 de abril, Dia do Índio?
Yupuri Tukano: Este é o dia decretado pelo Estado. Muitos grupos fazem sua comemoração. Particularmente procuro não festejar essa data. Todos os dias somos Tukanos, Saterés, Waimiris…, portanto celebramos nossa vida e cultura todos os dias.
Portal Amazônia: O senhor acha que as comunidades indígenas estão bem representadas na sociedade?
Yupuri Tukano: Algumas conquistas vieram por meio de reinvidicações junto ao governo. Nossos parentes hoje estão na Secretaria Indígena, criada pelo governo do Amazonas. Mas sabemos que ainda há muita coisa a ser concretizada.
Portal Amazônia: O senhor saiu de sua aldeia para buscar conhecimento junto aos brancos. O senhor pretende usar esse conhecimento adquirido para a melhoria da vida de seu povo?
Yupuri Tukano: Nossa cultura é diferente, mas isso não significa que não haja preparo. Sou formado em Antropologia e enquanto antropólogo quero que nossa cultura seja respeitada. Para isso quero também mostrar que temos teorias e conhecimento e não apenas mostrar a nossa vida e costumes exóticos que são pautados pela mídia.
Portal Amazônia: Como os seus parentes analisam o fato de que o Senhor cursou uma universidade e está formado dentro de conceitos culturais do homem branco?
Yupari Tukano: Não existe preconceito, mas existem formas diferenciadas de tratamento. Às vezes acham que estou acima deles, mas eu não sou melhor do que eles. Apenas procurei me formar junto com os brancos para poder pensar melhor a minha própria cultura.
Portal Amazônia: Qual sua opinião para as políticas públicas direcionadas às comunidades indígenas?
Yupari Tukano: Existem boas iniciativas, mas muitas vezes vemos desvios de recursos e ficamos até desconfiados. Acho que seria importante se participássemos mais.
Portal Amazônia: O senhor vem da região do Alto Rio Negro onde as comunidades indígenas sofreram muita influência missionária. Como o senhor analisa a participação dos Salesianos nessas comunidades?
Yupari Tukano: Houve erros no passado e isso é estudado no mundo acadêmico. No entanto, não podemos ignorar que hoje sabemos ler e escrever, temos cargos no poder público. Não saberíamos nada disso se não fosse a influência dos salesianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário