terça-feira, 7 de junho de 2011

Oi FUTURO DIVULGA RESULTADO DO EDITAL DO 1º PROGRAMA Oi DE PROJETOS PARA O MEIO AMBIENTE

1º PROGRAMA Oi DE PROJETOS PARA O MEIO AMBIENTE

Primeira edição do edital contou com 407 projetos inscritos, de todas as regiões do país

Rio de Janeiro, 06 de junho de 2011 - O Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, divulga hoje o resultado do edital de seleção do 1º Programa Oi de Projetos para o Meio Ambiente. Do total de 407 projetos inscritos, foram escolhidos 15, dos seguintes estados: Amazonas, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

O programa, que prevê investimento de cerca de R$ 2,5 milhões nesse primeiro edital, financiará projetos distribuídos em quatro linhas de atuação: novos empreendimentos que integrem a sustentabilidade e a conservação ambiental; apoio à implementação e/ou fortalecimento de tecnologias sociais que promovam o desenvolvimento sustentável e a conservação do meio ambiente; uso de novas tecnologias para preservação ambiental; e educação para a sustentabilidade.

“Ao longo de seus dez anos, o Oi Futuro vem cumprindo sua missão principal de acelerar e promover o desenvolvimento humano. Com o apoio aos projetos voltados para o meio ambiente, a Oi e o Oi Futuro reforçam ainda mais o comprometimento com iniciativas sustentáveis, em busca da construção de uma sociedade solidária e ambientalmente responsável”, afirma George Moraes, vice-presidente do Oi Futuro.

Gestor do programa e diretor de Marketing e Conteúdo do Oi Futuro, Wellington Silva explica que os projetos escolhidos vão consolidar a atuação do instituto de responsabilidade social da Oi na área de meio ambiente. “Selecionamos iniciativas com propostas diferenciadas e desenvolvidas em todas as regiões do país”, diz Wellington Silva.

O edital é voltado para organizações sem fins lucrativos e devidamente legalizadas. O processo de seleção é realizado em três etapas: qualificação técnica, avaliação do comitê de especialistas e decisão da comissão do Oi Futuro. Após a seleção dos projetos, o Oi Futuro acompanha a implantação de cada iniciativa, auxiliando na gestão e na avaliação do impacto das atividades.
O resultado do edital está disponível no site http://www.oifuturo.org.br/.
Sobre o Oi Futuro
O Oi Futuro tem a missão de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. O principal foco das ações do instituto de responsabilidade da Oi é a promoção de um futuro melhor para os brasileiros, reduzindo distâncias geográficas e sociais. Os programas Oi Tonomundo, Oi Kabum! (escolas de arte e tecnologia), NAVE e Oi Novos Brasis atendem 600 mil crianças e jovens, desenvolvendo metodologias educacionais inovadoras, promovendo a inclusão digital e fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de professores e educadores da rede pública. Na área cultural, O Oi Futuro atua como gestor do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades. O Oi Futuro apoia, ainda, projetos aprovados pela Lei de Incentivo ao Esporte. Este leque de atuação no terceiro setor foi completado recentemente, quando foi criado o Primeiro Programa Oi de Projetos Para o Meio Ambiente, lançado no final do ano passado pelo Oi Futuro. A Oi foi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos sócio-educativos inseridos na nova Lei. http://www.oifuturo.org.br/

Sobre a Oi

A Oi, empresa pioneira na prestação de serviços convergentes no país, oferece transmissão de voz local e de longa distância, telefonia móvel, comunicação de dados, internet e entretenimento. Com a compra do controle da Brasil Telecom, em 2009 a Oi passou a atuar em todo o território nacional. Em março deste ano, a empresa possuía  66 milhões de clientes. Deste total, 41,5 milhões estavam em telefonia móvel, 19,7 milhões em telefonia fixa, 4,5 milhões em banda larga fixa e 311 mil em TV por assinatura.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Oi integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bovespa refletindo o alto grau de comprometimento da companhia com a responsabilidade social e a adoção de práticas gerenciais sustentáveis. A Oi participa também da primeira carteira do Índice de Carbono Eficiente da BM&F Bovespa.


Mais informações sobre a Oi e o Oi Futuro:

Comunicação Corporativa – Oi
Laura Fontoura - Laura.fontoura@oi.net.br
Oi Fixo: (21) 3131-1439
Oi Móvel: (21) 8883-9829

Patrocínios Meio Ambiente - Resultado

AMAZONAS
Organização: Instituto Pacto Amazônico
Projeto: Sustentabilidade na Floresta
Objetivo: Garantir a participação efetiva e consciente das comunidades do interior e entorno da Floresta Nacional de Humaitá- no processo de Gestão da unidade e elaboração do Plano de Manejo da Unidade de Conservação.
Local de Realização: Humaitá.

BAHIA
Organização: Organização de Conservação de Terras do Baixo Sul da Bahia - OCT
Projeto: Produzindo Sementes, Mudando Vidas
Objetivo: Criar uma rede regional de coletores de sementes e produtores de mudas na APA do Pratigi para atender a demanda das iniciativas de restauração florestal da região e consolidar uma nova alternativa de trabalho e renda para as comunidades locais, baseada na cadeia produtiva da restauração florestal.
Local de Realização: Ibipitanga, Igrapiúna, Ituberá, Nilo Peçanha e Piraí do Norte.

MARANHÃO
Organização: Instituto Maranhense de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - IMARH
Projeto: Escritório na Praia
Objetivo:  Desenvolver ações de educação ambiental para despertar uma mentalidade de conservação dos ambientes costeiros levando a população a adotar uma postura ecológico-ambiental além de promover uma gestão participativa, de forma a assegurar o uso sustentável de recursos naturais.
Local de Realização: São Luis.

MINAS GERAIS
Organização: Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa - FUNDEP
Projeto: Promovendo a preservação da Biodiversidade no Parque das Mangabeiras através da abordagem participativa na educação ambiental
Objetivo:  Promover a harmonia na relação homem-natureza, em especial homem-quati, e a preservação da biodiversidade do Parque das Mangabeiras através da educação ambiental como difusora dos conhecimentos e práticas sustentáveis ligados ao meio ambiente e sua conservação, e o papel do homem neste contexto.
Local de Realização: Belo Horizonte

MATO GROSSO DO SUL
Organização: Instituto Família Legal
Projeto: Inclusão Verde
Objetivo:  Desenvolver um programa de educação ambiental para crianças e adolescentes participantes do Programa Família Legais, e jovens saídos do ensino médio em Bonito-MS, visando ao estabelecimento de uma nova relação com a natureza local, pautada nos conceitos de sustentabilidade e cidadania.
Local de Realização: Bonito

PARÁ
Organização: Instituto de Proteção e Desenvolvimento da Amazônia - IPEDA
Projeto:  Recuperação de áreas alteradas e a implantação de módulos de fruticultura e SAFs
Objetivo:  Contribuir para que agricultores familiares do PA Cinturão Verde possam recuperar áreas degradadas, alteradas, nascentes e córregos com a implantação de módulos de fruticultura e SAFs, e melhorar a alimentação e renda dessas famílias.
Local de Realização: Marabá

PARAÍBA
Organização: Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Maturéia
Projeto: Inclinando o Olhar para o Mirante do Sertão.
Objetivo:  Apresentar soluções para problemas ambientais que ocorrem continuamente na região do Pico do Jabre, executando atividades de ordem formativa e combate à degradação ambiental, com vistas à sustentabilidade e geração de renda.
Local de Realização: Imaculada; Mãe d'Água; Maturéia e Teixeira.

PARANÁ
Organização: Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental
Projeto: Mel na Mata: aliando desenvolvimento comunitário e conservação na Floresta Atlântica.
Objetivo:  Desenvolvimento de competências para o funcionamento da cadeia de valor do mel, com foco no gerenciamento de sua unidade de beneficiamento e comercialização, através da criação de abelhas nativas para ação de conservação da natureza e geração de renda complementar para famílias participantes.
Local de Realização: Antonina e Guaraqueçaba.

RIO DE JANEIRO
Organização: Centro Comunitário Lidia dos Santos
Projeto: L.I.M.P.A.R - Lixo Movimentando Produção Arte e Renda
Objetivo:  Promover melhora da qualidade de vida da comunidade do Morro dos Macacos com vistas a redução da fome e danos à saúde através da conservação do meio ambiente nas ações de educação ambiental, coleta seletiva de lixo, artesanato com material reciclado e geração de trabalho e renda.
Local de Realização: Rio de Janeiro

Organização: Associação Agroecológica de Teresópolis
Projeto: nAtiva na escola
Objetivo:  Promover e incentivar a agroecologia, a conservação para o meio ambiente e uma ação transformadora para a sustentabilidade local a partir da educação ambiental realizada nas Escolas Municipais Stella Moraes Simões e Neide Angélica no distrito de Vargem Grande.
Local de Realização: Teresópolis

Organização: Fundação Mokiti Okada (MOA)
Projeto: Programa Horta Urbana – utilização de espaço ocioso para produção de hortaliças como ferramenta de geração de renda e formação de elemento humano
Objetivo:  Capacitar famílias do Complexo do Alemão na produção de alimentos em hortas urbanas comunitárias, proporcionando-lhes acesso ao conhecimento e tecnologias da agricultura natural, assegurando sua autonomia produtiva e geração de renda através de um modelo sustável de gestão participativa.
Local de Realização: Rio de Janeiro

Organização: Grêmio Recreativo Cultural Escola De Samba Mirim Pimpolhos Da Grande Rio
Projeto: Pimpolhos nas Escolas
Objetivo:  Ser parceira da escola no estimulo da criatividade, do senso crítico, das diferentes linguagens e dos valores, para o desenvolvimento do aluno, tendo como base os temas transversais (Ética, meio ambiente, saúde, pluralidade cultural, educação sexual e tecnologia).
Local de Realização: Duque de Caxias

RIO GRANDE DO SUL
Organização: Reciclando a cidadania em rede interdisciplinar - REDECRIAR
Projeto: Educação Sustentável: REDECRIAR na Ilha das Flores
Objetivo:  Promover educação para desenvolvimento sustentável na realidade local, capazes de contribuir com mudanças significativas sobre a grande realidade global.
Local de Realização: Porto Alegre

SÃO PAULO
Organização: Organização Cidades sem Fome
Projeto: Horta nas Escolas
Objetivo:  Implantar hortas em escolas com a finalidade de promover melhores condições de inserção social de populações carentes das comunidades do entorno.
Local de Realização: São Paulo

Organização: Atitude Brasil
Projeto: Limpa Brasil
Objetivo:  Estimular a população a limpar as ruas e bairros, através de uma campanha de mobilização com ações socioeducativas, para criação de uma consciência ambiental para que as cidades brasileiras sejam limpas com a ajuda da sociedade civil.
Local de Realização: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Guarulhos, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário