sexta-feira, 24 de junho de 2011

Banco CYAN patrocina ação Gastronomia Sustentável

Em iniciativa inédita, 100 dos melhores restaurantes da capital paulista se tornam correntistas do banco e terão metas  para redução do consumo de água
O Banco CYAN, a mais nova iniciativa do Movimento CYAN – Quem vê água enxerga seu valor, da Ambev, patrocina a primeira edição do Gastronomia Sustentável, lançado hoje em São Paulo. Na ação, que se estenderá por seis meses, os principais  restaurantes da cidade, como Rascal, Pomodori, Piselli e O Pote do Rei, serão desafiados a reduzir o impacto no meio ambiente. Para isso, o óleo de cozinha utilizado pelos estabelecimentos será coletado, eles plantarão mudas para compensar a emissão de carbono e adotarão metas para reduzir o consumo de água.

A redução do consumo de água será estimulada com o cadastramento dos restaurantes no Banco CYAN, uma iniciativa da Ambev em parceria com a concessionária de água do Estado de São Paulo, a Sabesp. Com a conta no banco, os estabelecimentos terão acesso à média de consumo de água, acompanham o seu desempenho e, à medida que reduzem o consumo, acumulam pontos que podem ser trocados por descontos em sites de compras, como Americanas.com, Submarino.com, ShopTime,

Blockbuster
Desde o lançamento – no Dia Mundial da Água, 22 de Março – o Banco CYAN já contabilizou mais de 11 milhões de litros de água economizados pelos seus correntistas. Além dos litros economizados em São Paulo, o Banco iniciou parceria com a concessionária de água Codau (Centro de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba), de Uberaba (MG). Além dos moradores de São Paulo, mais de 120 mil imóveis de Uberaba agora também poderão economizar água e acumular descontos para compras nos sites parceiros do banco.

“Acreditamos que, como os restaurantes de São Paulo são referência internacional, a adesão deles ao Banco CYAN vai estimular toda a sociedade a também se engajar nesta causa que trará resultados positivos para todos”, afirma Ricardo Rolim, diretor de relações socioambientais da Ambev.

Com o Banco CYAN a Ambev quer estimular o consumo racional da água e envolver toda a sociedade quanto à relevância desse tema, recompensando aqueles que conseguirem diminuir a utilização do recurso.

Outras ações
Além da redução do consumo de água, a ação também promoverá a coleta consciente do óleo de cozinha usado pelos restaurantes. O óleo utilizado será encaminhado para a fabricação de biodiesel. Esta é a única forma de garantir o retorno não danoso do produto à natureza.

Também serão plantadas mudas para compensar a emissão de carbono dos restaurantes. O carbono liberado pelos estabelecimentos participantes da ação será mensurado para gerar um plantio de mudas que compense em, pelo menos, 50% a emissão do gás. As mudas serão plantadas em local indicado pela Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo e também no cinturão da reserva de Morro Grande, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente de Cotia.

Alguns chefs também estão preparando receitas especiais para o Gastronomia Sustentável. Esses novos pratos estarão inseridos no conceito de economia de água e óleo. Além disso, os restaurantes participantes vão apresentar cartazes e folhetos sobre a iniciativa e também com dicas para que o cliente possa colaborar com a redução do impacto no meio ambiente.

Assim, ao apresentar aos consumidores os restaurantes que respeitam o meio ambiente, o Gastronomia Sustentável deverá gerar ainda uma nova e importante forma de avaliação por parte do público para a escolha do local onde saborear as refeições: o comprometimento da casa com o meio ambiente.

Banco CYAN - passo a passo
A pessoa entra no site red001.mail.microsoftonline.com/owa/redir.aspx? e cadastra o registro geral do seu imóvel (RGI), número que está nas contas de água. Após o cadastro, ela acessa as regras e opta por aceitar ou não integrar a iniciativa.

Caso aceite, essa pessoa registrará seu e-mail de contato e irá escolher em cima de qual histórico de consumo de água ela quer que sua meta de redução seja calculada.  Um ano, seis meses, três meses ou um mês.

Cadastro e opção feitos, dentro de 48 horas, a pessoa receberá por e-mail a meta de redução de consumo de água para a sua residência. Se a meta for atingida na próxima conta, ela ganha pontos que podem ser trocados por descontos nos sites de compras Americanas.com Submarino.com. ShopTime Blockbuster


Nenhum comentário:

Postar um comentário