quinta-feira, 30 de junho de 2011

Desmatamento na Amazônia atinge 268 quilômetros quadrados em maio de 2011

Por Globo Rural 
Agência Brasil
O sistema Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), indica que 268 quilômetros quadrados da Floresta Amazônica sofreram desmatamento em maio, seja com corte raso ou degradação progressiva. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (30/06).

Naquele mês, o estado que mais devastou o bioma foi Mato Grosso, que dizimou 93,7 quilômetros quadrados de mata, seguido por Rondônia (67,9 quilômetros quadrados) e Pará (65,5 quilômetros quadrados).

A cobertura de nuvens mapeada pelo Deter em maio foi de 32% para toda a Amazônia Legal. Em função da variação de nuvens de um mês para outro e, também, da resolução dos satélites, o Inpe não recomenda a comparação entre dados de diferentes meses e anos obtidos pelo sistema.

Em operação desde 2004 no Brasil, o Deter fornece suporte à fiscalização e ao controle de desmatamento, registrando tanto áreas de corte raso (com a completa retirada da floresta nativa), quanto áreas de degradação progressiva (que revelam o processo de desmatamento na região).

Nenhum comentário:

Postar um comentário